Não vamos falar de séruns, de vinhos ou de artigos para a casa. É na área de alimentação que surge uma novidade no Lidl que já está a dar que falar.
Denominada Food in a Bottle, da Milbona, está em destaque no novo folheto nacional do Lidl, no qual é apresentada como uma bebida láctea que corresponde a uma refeição prática e conveniente, rica em proteína, fibras e vitaminas.
Apesar de ser nova em Portugal, a Food in a Bottle já estava noutras lojas do Lidl na Europa e também nas redes sociais. Por que razão? Pelas semelhanças com uma famosa bebida alemã criada em 2017 por Benjamin Kremer e Noel Bollmann, a yfood.
Durante anos os dois amigos confrontaram-se com alguma dificuldade em seguir uma alimentação equilibrada na correria do dia a dia na universidade ou no trabalho. Isto levou-os a comer mais vezes fast food quando tudo o que queriam era algo rápido, mas nutritivo. Foi então que se lembraram de criar uma alternativa nutricional que substituísse uma refeição, tornando-se um fenómeno (sendo a marca líder de mercado na Europa na categoria de Smart Food), ainda que o conceito seja, por vezes, mal compreendido.
"Por vezes, ainda somos mal interpretados”, diz uma declaração de Noel Bollmann no site da marca. “Por um lado, os nossos produtos não são batidos de dieta ou de proteínas e não se destinam à perda de peso. Por outro lado, a Smart Food não tem como objetivo substituir as refeições clássicas por alimentos frescos e de alta qualidade. Pelo contrário: uma dieta variada e diversificada é e continua a ser essencial".
Mas, afinal, o que está no interior das embalagens que equivalem a um almoço mais nutritivo quando comparado com um hambúrguer, batatas fritas e refrigerante?
No caso da yfood, cada garrafa tem 26 vitaminas e minerais, não tem lactose, glúten ou açúcar adicionado, sacia durante três a cinco horas e tem cerca de 500 Kcal por porção. No que toca a ingredientes, vai depender do sabor, mas no caso do Happy Banana (sabor que também existe no Lidl), tem essencialmente leite magro sem lactose, fibra de aveia, arroz em pó, amido de arroz, fibra de milho e óleo de girassol.
Já o Lidl apresenta a novidade em três sabores – banana, chocolate e frutos silvestres – sendo a versão de banana composta principalmente pelos seguintes ingredientes: proteína do leite, leite magro, água e óleos vegetais (colza, girassol). Passando aos nutrientes, tem vitaminas A, B6, B12,C, D, E, K, assim como vários minerais, do cálcio ao magnésio. Uma garrafa desta refeição láctea corresponde a 418 Kcal.
De ressalvar que as alternativas do fenómeno alemão e da novidade do Lidl não têm em vista a perda de peso, não são substitutos de uma alimentação variada e equilibrada, assim como não são novas bebidas proteicas de pequeno-almoço ou pré/pós-treino. São, sim, formas nutritivas de salvar uma refeição (almoço ou jantar) por menos de €3, sem saltar refeições ou recorrer a fast food.
A novidade chega às lojas Lidl a 21 de outubro e fica até dia 23 e cada garrafa com 500 ml custa €2,49. Em comparação, uma embalagem da yfood com 500 ml custa €3,39.