Ir ao supermercado com fome já sabemos que é um erro. Mas ir ao supermercado sem os melhores conhecimentos do nosso lado, será ainda pior.
Isto porque para fazer escolhas acertadas perante o que encontramos nas prateleiras, não basta analisar o nutri score (sistema de rotulagem nutricional que classifica os alimentos numa escala de cinco cores com base na sua qualidade nutricional), não basta olhar para as calorias, nem para os ingredientes. É preciso ouvir os conselhos de uma nutricionista e Lia Faria dá uma ajuda.
Em qualquer supermercado deves ter atenção à lista de ingredientes dos alimentos que compras e neste caso a nutricionista colocou alguns produtos Lidl sob a lupa. O resultado? Eis aqueles que devemos evitar ter no carrinho de compras e as respetivas alternativas.
A lista inclui desde cereais a iogurtes que podem não ser as melhores escolhas e há alternativas.
– Cereais super flakes com chocolate;
– Kids crispy muesli;
– Salteado mexicano de legumes;
– Mix de frutos secos e fruta desidratada;
– Iogurte bio com pedaços de fruta;
– Tostas integrais quadradas.
A razão? Deixamos a explicação da nutricionista.
– "Trocar os cereais de chocolate preto pelos 'clássicos' ou de frutos vermelhos. Apesar de mesmo os clássicos terem adição de açúcar, a verdade é que o seu teor é bastante inferior aos de chocolate (8 gramas por 100 gramas Vs. 17,7 gramas por 100 gramas) e para além disso tem uma lista de ingredientes bastante mais simples."
– "Trocar o 'Muesli para crianças' por flocos de aveia com fruta. Por incrível que pareça, os segundos (porridge super fruit) têm uma lista de ingredientes bem mais simples e não possuem qualquer tipo de adição de açúcar de adição."
– "Trocar o Salteado Mexicano por Mistura de Legumes Simples + Feijão cozido. Este 'salteado mexicano' tem óleos (e não só!) adicionados. Quando compramos legumes/leguminosas congelados, devemos sempre avaliar a presença de óleo e açúcar nas suas listas de ingredientes."
– "Trocar o Mix de 'Frutos Secos' por Frutos Oleaginosos Simples. Os primeiros têm açúcar, purés de fruta concentrados e óleos adicionados pelo que se torna muito melhor opção optar pelos simples."
– "Trocar o Iogurte com pedaços por iogurte natural com fruta. Neste caso, o iogurte com pedaços tem adição de açúcar e, sempre que possível, devemos evitá-lo. Além disso, ao adicionarmos fruta, vamos aumentar a quantidade de fibra, importante para a saciedade e regulação do trânsito intestinal."
– Trocar as Tostas integrais por tostas bio de sésamo/centeio. Esta troca é principalmente pelo facto das primeiras terem aditivos na lista de ingredientes, ao passo que as outras não.
Na galeria de imagens encontras os produtos Lidl permitidos pela nutricionista Lia Faria e outros de diversos supermercados que poderão ser úteis no dia a dia, se queres seguir uma alimentação mais equilibrada.