O Lumen Hotel em Lisboa
Gourmet

Video mapping, nova carta no Clorofila, Arraial. No Lumen, difícil é escolher

Inaugurado em 2021, o Lumen combina o conforto de um hotel urbano com modernidade. E há novidades para um regresso ao Bairro de Picoas, em Lisboa.

Lisboa é a musa e a famosa luz da capital a essência do projeto Lumen Hotel. Dos quartos luminosos com janelas que se estendem do chão ao teto, à vista da cidade na zona da piscina, às interações que se criam entre luzes e sombras no Pateo eminiscente de um jardim japonês, a qualquer hora do dia, o design de interiores de Nuno Gusmão e Bárbara Neto cria diferentes espaços e momentos neste hotel assinado pelo arquiteto Frederico Valsassina.

O nosso regresso é, desta vez, motivado pelo convite para conhecer a nova carta do Restaurante Clorofila (uma homenagem à natureza, luz e vida). A noite colabora e escolhemos uma das mesas exteriores e com vista privilegiada para o Pateo Fotossíntese, onde mais logo será servido o espetáculo de luz. No principal restaurante do Lumen, o Chef Celso Dias apresenta agora uma carta que não vemos nos clássicos menus de hotel, com três palavras a definir este segredo gastronómico da cidade: “Para Partilhar”, “Saudável” e “Egoísta”. Os sabores são portugueses, mas nada como ter o Chef à nossa espera com uma proposta de pratos eleitos para a noite.

E entre as suas sugestões tivemos: Picapau marinho, pickles agridoces e areia de azeitona; Timbale bacalhau e cavala, mousse de batata doce, pimentos assados; Sopa nutritiva e cheia de sabor de peixe, carapaça folhada e estaladiça; Caçarola oceânica, molhadinho de arroz e espuma de hortelã; a fechar Manjerico de pistachio, almofada húmida, ganache de lima. E foi muito, e muito bom. Entre partilha, momentos saudáveis, e alguns em que nos apeteceu…ser só egoísta.

À hora marca, a luz ganha ainda mais protagonismo no Lumen Hotel. Todas as noites, as paredes do jardim transformam-se no cenário do espetáculo de vídeo mapping. Através de uma projeção de imagens e som, os clientes do restaurante e do hotel, assistem ao The Lisbon Light Show, que durante 15 minutos mostra a luz e a experiência na capital portuguesa. Há arquitetura, ícones como os bairros típicos, o azulejo, as guitarras, o fado, as sardinhas e os elétricos, entre cores, luz e sons que nos levam a viajar pela cidade.

Às experiências que nos dão sempre motivos para o regresso ao Lumen, algumas estão já a ser preparadas para os próximos meses. Com as festas da cidade, todas as quintas-feiras de junho há um arraial aberto ao público no Pateo Fotossíntese, com decoração típica da época, música popular e, claro, sardinha assada. Já a 21 junho e num ambiente mais glamoroso, a chegada do verão é celebrada com o evento “Garden Dinner”, também no Pateo, mas exclusivo a 45 pessoas.

A galeria de imagens dá-te uma luz do que encontras no hotel.

Design e Artes

Afinal, quem é o 'Pedro, Pedro, Pedro' na canção que não nos sai da cabeça?

Raffaella Carrà é a autora da canção 'Pedro', que numa nova versão remix tornou-se viral graças a um guaxinim. Resta saber quem é o Pedro.

Gourmet