O Chef Ljubomir Stanisic está prestes a perder a maior estrela do restaurante 100 Maneiras, a mãe, Rosa Stanisic. A matriarca vai reformar-se, mas não abandona o projeto sem mais nem menos, não fosse ela a grande inspiração do conceito que Ljubomir abriu em Lisboa em 2009.
Ljubomir conta que durante a guerra na Bósnia a mãe era capaz de cozinhar batatas de 100 maneiras diferentes, naquele que era um contexto de escassez. E foi assim que nasceu a criatividade de Ljubomir dentro da sua cozinha.
Mas enquanto o Chef passou por um curso de Química da Alimentação, outro de Padaria e Pastelaria Fina, mais um de Cozinha Internacional, também de Tecnologia do Chocolate em Valrhona (França), de Gastronomia Molecular…, entre mais que se podem enumerar, Rosa Stanisic tornou-se cozinheira profissional no 100 Maneiras e, muitas das receitas que ali desenvolveu, vão estar à prova num novo menu de despedida, o Mamma Ciao.
Mamma Ciao é o novo menu do Bistro 100 Maneiras com algumas das criações mais icónicas que Rosa assinou, entre elas o Burek de queijo e espinafres, o Ćevapi, o Sarma, o Kadum butic, o Goulash, o Cabrito da Mamma, Tufahija e Baklava, ou ainda o Bem-vindos à Bósnia, o primeiro momento dos menus degustação servidos no restaurante 100 Maneiras, que chegou a ter uma estrela Michelin entre 2020 e 2025.
A despedida em modo de celebração gastronómica pode ser feita através de uma degustação com sete momentos (€45 por pessoa) ou à carta. Seja qual for a escolha, nenhum prato pode seguir sem o cocktail Mamma Mia, da autoria da equipa de bar liderada por Jorge Camilo, feito com rakija, uma aguardente tipicamente jugoslava, para além de rosas, framboesa, cereja, maçã Granny Smith, manjericão e endro – mix que também presta homenagem à mãe de Ljubomir.
O novo menu Mamma Ciao vai estar disponível no restaurante Bistro 100 Maneiras entre 1 e 6 de abril.
As reservas para o Bistro 100 Maneiras podem ser feitas por telefone (910307575), email (info@100maneiras.com) ou online.