O chef português Luís Gaspar, responsável pelas cozinhas dos restaurantes Sala de Corte, Brilhante e Pica-Pau, do Grupo Plateform, foi distinguido com o prémio Chef de L’Avenir, atribuído a profissionais da área da gastronomia reconhecidos como tendo um grande potencial de carreira.
Atribuído pela Academia Internacional de Gastronomia, em França, Luís Gaspar é tido “como um dos chefs para o futuro” aos 32 anos.
“É um prémio muito especial e com grande expressão na minha carreira, principalmente, por ser atribuído por cozinheiros e gastrónomos. É o reconhecimento do meu trabalho e da minha dedicação e entrega nestes últimos anos a toda a causa gastronómica”, explica Luís Gaspar, citado num comunicado enviado às redações.
Anteriormente, nomes como José Avillez, David Jesus, João Oliveira, Rui Silvestre, Filipe Carvalho ou Vasco Coelho Santos já venceram este prémio.
O prémio Chef de L’Avenir é entregue desde 1996, e é uma das várias distinções atribuídas pela Academia Internacional de Gastronomia.