O Lota D’ ávila em plena Avenida Duque D’ávila
Gourmet

Lota D’ávila: no centro de Lisboa, mas junto ao mar

Uma marisqueira contemporânea pensada como uma viagem pelo imaginário português da pesca.

Tenho um grupo (ainda que sejamos apenas 3 pessoas) que todos os meses se reúne para uma troca de ideias e para pensar  no futuro, durante um almoço. E cabe-me a mim encontrar um espaço, de preferência que nenhum de nós conheça, porque nos convencemos que as nossas ideias fluem melhor à mesa. Desculpa ou não, essa combinação tem tido bons resultados. Nada como alimentar a imaginação com um bom menu.

A escolha este mês foi o Lota D’ávila. Como o nome sugere, nas Avenidas Novas, em plena Avenida Duque D’ávila, no centro de Lisboa, mas que é na verdade um novo porto de pesca com o melhor que o mar nos dá e de preferência português.

Assume-se como uma marisqueira contemporânea e, logo à entrada, somos inundados com o perfume a maresia que vem da barra de inox iluminada, que nos remete para as tradicionais lotas de pesca. É palco para apreciar os mariscos e os peixes frescos, mas continuamos a percorrer os quase 500 metros quadrados decorados que nos vão levando ao imaginário da penumbra do armazém, onde as caixas laranjas estão desalinhadas nas prateleiras e as boias servem de indicador para as duas boxes recatadas, onde se sentam grupos de quatro pessoas. Todo o design de interiores acompanha os nossos sentidos já despertos por todo um conceito atlântico.

Terminamos junto à praia, a sala principal onde o ambiente se transforma. É aqui que nos sentamos, num espaço a lembrar um bar de praia em tons arenosos e onde o néon com a palavra Lotado nos diz que é o espaço certo para longas horas de mariscadas e, no nosso caso, também de troca de ideias. Do menu, começamos com pratos que se podem partilhar: croquetes de sapateira com molho tártaro; lingueirão grelhado com molho de limão; camarão à guilho, tártaro de atum com tostas de pão alentejano e, claro, as torradas a acompanhar e ainda um espumante Ribeiro Santo. A fechar como sobremesa, mousse de queijo, framboesas e cookie crumble

À medida da conversa, de partilha de projetos, escolhemos a mariscada do Chef, também ela de partilha, acompanhada por um branco Vinha do Altar reserva Douro Doc. Gosto de marisqueiras, mas há de facto algo de fresco neste Lota D´ávila, do conceito ao menu. E a VERSA recomenda seja para um encontro de trabalho, de família ou quem sabe até sozinho na barra onde o cheiro a maresia nos promete um bom momento gastronómico. 

 

Coolhunting

Semana da Moda de Copenhaga: as micro-tendências do street style

A Semana da Moda escandinava apresentou as coleções outono/inverno 2023, mas é para as ruas de Copenhaga que olhamos. Eis o street style de quem assiste aos desfiles na primeira fila.

Gourmet