Pode parecer apenas uma moda, mas a verdade é que o kefir existe há milhares de anos e, acredita-se até, que terá surgido nas montanhas do Cáucaso, entre a Europa Oriental e a Ásia, e mantido quase em segredo por ser tão precioso. Ora só por isto, já merece a tua atenção.
Mas o que é, afinal, kefir? Uma bebida fermentada, rica em probióticos, feita a partir de grãos que fermentam leite ou água, trazendo benefícios para a saúde intestinal e para o sistema imunitário. A receita tornou-se quase um segredo na antiguidade precisamente pelas propriedades nutritivas – graças a um conjunto de microrganismos vivos, como bactérias e leveduras –, e também medicinais, mas hoje em dia o que mais se quer é espalhar a mensagem sobre o bem que pode fazer.
Antes de falarmos sobre os seus benefícios, é essencial desmistificar um mito: mesmo o kefir feito de leite pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose (*mind blowing* a acontecer) e a explicação é simples.
"[O kefir] é mais fácil de digerir, uma vez que no seu processo de fermentação grande parte da lactose é 'digerida', sendo muitas vezes bem tolerando mesmo por quem sofre de intolerância à lactose", refere a nutricionista Mariana Abecasis.
Mais precisamente, o que acontece é que durante a fermentação as bactérias presentes nos grãos de kefir consomem grande parte da lactose, reduzindo significativamente o seu teor. Adicionalmente, o kefir contém enzimas, como a lactase, que ajudam a digerir a lactose residual, tornando-o mais tolerável para quem tem intolerância. Não obstante, kefir de água pode ser uma alternativa mais segura para quem tem uma intolerância à lactose mais severa.
Resta saber por que razão trocar um iogurte pasteurizado por kefir? Para além do benefício pelo qual é mais conhecido, melhorar a saúde intestinal e assim o nosso "segundo cérebro", o kefir tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a reforçar o sistema imunitário, contribui para a saúde óssea ao aumentar a absorção do cálcio pelas células dos ossos e ajuda a diminuir dos níveis de colesterol.
Como consumir Kefir?
É possível fazer kefir em casa através da fermentação controlada em leite ou água, mas hoje em dia existem também variadas alternativas no mercado. Umas líquidas e outras sólidas.
No que toca a fórmulas sólidas, a oferta inclui vários sabores de fruta da marca Milbona, do Lidl, e da Milsani, do Aldi, já nas opções líquidas podes encontrar em versão natural e coco na marca Hacendado, da Mercadona, ou ao natural do Pingo Doce e também no Intermarché. Já a Auchan, tem kefir ao natural em estado líquido e sólido. Mostramos as várias opções na galeria de imagens.
Para consumir, podes juntar fruta e granola ou fazer um batido, especialmente se usares a versão líquida.