Os novos monovarietais da Herdade das Servas
Gourmet

Herdade das Servas tem três novos monocastas

Petit Verdot, Touriga Nacional e Alicante Bouschet são os novos monovarietais da herdade sediada em Estremoz, que chegam mesmo a tempo do Natal.

A Herdade das Servas lançou três novos vinhos mesmo a tempo do Natal. Os monocastas Petit Verdot, Touriga Nacional e Alicante Bouschet estão disponíveis em garrafeiras, lojas da especialidade e restaurantes de Norte a Sul do país.
 
Os vinhos agora anunciados “vêm completar a trilogia de monocastas de 2017, sendo feitos com variedades plantadas na Vinha das Servas, situada junto ao edifício da adega, sede e enoturismo, ali mesmo às portas de Estremoz”, refere uma nota de imprensa.

Com enorme potencial gastronómico, são vinhos pensados para fazerem par com carnes vermelhas, de caça, queijos e enchidos. Pela sua acidez e complexidade, apontam para uma longevidade esperada entre os 20 e os 30 anos. 

Na adega, o processo de vinificação do Herdade das Servas Petit Verdot tinto 2017 começa com uma selecção das uvas em mesa de escolha, seguida de maceração a frio e fermentação em lagares de mármore, com controlo de temperatura, e pisa, explica a mesma nota. 

Depois, o vinho estagia durante 12 meses em barricas de carvalho francês. Após o engarrafamento, repousou em garrafa, durante 24 meses. Resulta num "tinto límpido e cor vermelho-violeta profundo, que denota aromas a menta, bagas silvestres, hortelã e chocolate". Na prova, é complexo, mineral, elegante e com um final fresco e persistente.
 
O Herdade das Servas Touriga Nacional tinto 2017 é a nona colheita – 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2013, 2015 e 2016 –, mantendo-se fiel ao processo de vinificação e estágio. As uvas são seleccionadas e desengaçadas, seguindo-se um processo de maceração pré-fermentativa. A fermentação ocorre em lagares de mármore e cubas de inox, com controlo de temperatura.

 Concluída a fermentação malolática, estagia em barricas de carvalho francês e americano, durante 12 meses, seguindo depois para a cave, para 24 meses de repouso – ganhando alma e identidade! Límpido e com uma cor vermelho-violeta profundo, exalta aromas de groselha, amora, figo, chocolate, pimenta e notas florais de violeta. No paladar, é complexo, volumoso, fresco e elegante, a revelar notas fumadas, taninos ricos e um final persistente.
 
Com o mesmo processo de vinificação do Touriga Nacional, o Herdade das Servas Alicante Bouschet tinto 2017 iguala o tempo de estágio, mas difere na idade das barricas – também de carvalho francês –, aqui de terceiro e quarto anos. Um tinto límpido, de cor vermelho-violeta profundo, aromas de ameixa, amora e cacau, conjugadas com notas florais. No palato, apresenta-se complexo, estruturado, fresco e volumoso, com notas fumadas, taninos ricos e um final persistente, a adivinhar um bom potencial de envelhecimento.

Os três novos monocastas têm, cada um, o valor de €17,50.
 

Design e Artes

Japoneses voltaram a inovar na hora de ir à casa de banho

Depois de sanitas com jatos de água e assentos aquecidos, os japoneses voltaram a inovar com 17 projetos que te vão fazer querer usar casas de banho públicas. Pelo menos as de Shibuya.

Gourmet