Nespresso | Fotografia: reprodução YouTube
Gourmet

Quatro formas de combinar o café com o Natal, até num affogato

Para os amantes de café, deixamos quatro dicas da BEO da Nespresso para tirar o melhor proveito desta bebida.

O Natal invadiu a La Distillerie, no Campo de Santa Clara, em Lisboa, mesmo em frente ao Panteão Nacional. Se a música de Mariah Carey ou Elizabeth Chan constantemente a ecoar na rádio e nos centros comerciais ainda não nos tinha feito entrar no espírito, com o evento da Nespresso, para celebrar as novidades de Natal, tal foi impossível.  

O Natal é tudo sobre luzes, dourado, uma beleza inspiracional, estrelas, noite e velas, e é isto que podemos ver nas cores e detalhes da nova edição", diz à VERSA Brigitte Felber, a Business Executive Officer (BEO) da Nespresso em Portugal.  

Brigitte Felber refere-se às novas cookies e chocolates do chef pasteleiro francês Pierre Hermé, cujo design natalício saltou para o jantar, no qual se juntaram grandes e peculiares apreciadores de café, como a VERSA pôde constatar.

Mas depois do Expresso Martini com que os convidados foram brindados (e como não somos de segredos, fica a saber que a receita é composta apenas por licor de café, café expresso, xarope de açúcar e vodca) e do do expresso de aromas natalícios servido no final da noite — o novo Infiniment Gourmand Saveur Noisette, com aroma de avelãs torradas e notas doces de biscotti de amêndoa e baunilha — quisemos saber como degustar em casa um café verdadeiramente natalício.

Perguntámos à BEO Brigitte Felber e reunimos quatro dicas, uma delas bem à maneira portuguesa, e ainda uma receita. 

1. Um Espresso Macchiato de outro nível. “Primeiro, tirem um café muito cremoso, como as novas máquinas Vertuo fazem, e coloquem por cima espuma de leite. Fica uma espécie de Espresso Macchiato plus plus. Têm de experimentar.” 

2. Uma variação do nosso galão. “Coloquem apenas um pouco de leite numa grande caneca e um café longo das cápsulas Vertuo, mais forte ou mais suave. E assim têm o perfeito Nespresso galão”.  

3. Com as novidades Nespresso. “Provem os biscoitos lindos e os chocolates do chef Pierre Hermé com café. Porque temos sabores de café incríveis e juntos fazem uma combinação magnífica.” Mas atenção: a ordem é importante. “Primeiro, deem uma dentada num pedaço de chocolate e depois um gole no café expresso”, explica Brigitte.  

4. Affogato. “Experimentem um affogato, com gelado de baunilha e um expresso com leite. Coloquem um pouco de chantilly no topo e canela, para ter o sabor da especiaria da época natalícia. Assim, têm um affogato para o Natal."  

Mocha Picante De Natal  

Ingredientes: 

— Cápsula do Fortissio Lungo Grand Cru 
— Cardamomo 
— 0,5 gramas de cravinho 
— 0,5 gramas de chili em pó 
— Cacau em pó 
— 0,3 gramas de noz moscada 
— 100 ml de leite 
Chantilly 

Modo de preparação: 

Prepara o Fortissio Lungo Grand Cru em espresso (40 ml). Numa panela junta o leite, um toque de cardamomo, o cravinho, o chili em pó e algum cacau em pó. Aquece os ingredientes. Deita cacau em pó no fundo da chávena. Deita o espresso por cima e depois o leite apimentado. Finaliza a receita decorando com chantilly e noz moscada.  

Coolhunting

Riscas são o novo básico. Da H&M à ASOS, 15 peças que tens de ter

Uma camisola ou vestido de malha com riscas é versátil e um básico a ter no guarda-roupa. No meio de tantas riscas, arriscas?

Gourmet