Pizza | Fotografia: Pexels
Gourmet

Vinho com pizza ou Ferrero Rocher. Porque não?

Pensávamos que seria um desafio, mas para o enólogo Diogo Moreira é fácil harmonizar os vinhos Quinta da Leda com pizza e até chocolate.

Já lá vai o tempo em que era regra harmonizar vinho tinto com carne e vinho branco com peixe ou marisco. Dada a evolução do setor, hoje a regra é apenas adequar a intensidade do vinho à dos ingredientes do prato.

No jantar de celebração dos 25 anos da Quinta da Leda, marca da Casa Ferreirinha, do grupo Sogrape, desafiámos Diogo Moreira, enólogo e winemaker da Sogrape Vinhos, a harmonizar os vinhos Quinta da Leda, produzidos desde 1997, com variados, e inesperados, pratos que juntam amigos e família à mesa.  

De 2019 a 1999, eis a viagem no tempo em harmonizações.  

Com... cabidela e vitela no forno 

“Para mim, o Quinta da Leda 2019 é um vinho que está extremamente jovem, mas que já é aproximável, de um ponto de vista de mesa, para usufruir numa refeição. Leva-me imediatamente para um arroz de cabidela ou vitela no forno", aconselha Diogo Moreira. “Um vinho novo é para pratos que têm alguma força e largura”. 

Com... bacalhau com natas 

“Iria provavelmente para um Quinta da Leda 2012. Porquê? Porque é um vinho que já está bastante elegante, já não tem uma estrutura que obriga a um prato ou com muita gordura ou com muita proteína. No entanto, ainda tem estrutura para aguentar um peixe mais pesado, como é o bacalhau, e principalmente a nata, que acaba por ser uma gordura, mas não é pesada.” 

Com... sushi 

“Num jantar de amigos com sushi... se for sem fusão, sem sardinha em cima, ver-me-ia obrigado a avançar para o Quinta da Leda 2001 ou 97, em que já há bastante elegância, aromas terceários e, acima de tudo, mais leveza. Está muito afinado, o tanino, e o vinho está muito redondo, portanto, permite encaixar sem destruir o sushi.” 

Com... pizza 

Qualquer um da Quinta da Leda. Principalmente se for uma pizza com pepperoni. Porque é tão picante, que precisa de um vinho elegante. As pizzas são extremamente versáteis para vinho, porque têm queijo e podem ter imensa coisa em cima.” 

Com... Ferrero Rocher 

“O vintage da Leda de 1999. Porque o Ferrero Rocher vem complementar a fruta preta que o vintage lhe vai trazer, mas o vintage dessa idade já tem alguma evolução, portanto, já tem alguns aromas que vão ao encontro da avelã do Ferrero Rocher.”

Nécessaire

Como ter o cabelo firme de Kate Middleton por menos de 5 euros

Basta um spray para conseguires um cabelo sempre firme como o de Kate Middleton. A melhor parte é que está com desconto.

Gourmet