O restaurante dinamarquês Noma, considerado por cinco vezes consecutivas o melhor do mundo, e detentor de três estrelas Michelin (a última atribuída há dois anos), vai fechar portas em 2024. O anúncio foi feito por René Redzepi, chef a cargo da cozinha do restaurante de Copenhaga há duas décadas,no início desta semana.
“Para continuarmos a ser o Noma, temos de mudar... O Inverno de 2024 será a última estação do Noma tal como a conhecemos", escreveram os proprietários numa publicação na rede social Instagram.
Segundo os donos, o restaurante irá transformar-se num laboratório de cozinha, “dedicado ao trabalho de inovação alimentar e ao desenvolvimento de novos sabores”, refere a mesma publicação.
René Redzepi é tido como o principal responsável pelo endeusamento da gastronomia nórdica na última década. Apesar de o Noma passar a ser um laboratório de teste, escreve o Guardian, “os comensais ainda poderão ter refeições de forma ocasional, com o Noma a prometer organizar restaurantes pop-up, de tempos a tempos, em Copenhaga e no estrangeiro”.