Presente em quase todas as cozinhas, a noz-moscada é uma especiaria obtida a partir das sementes da árvore Myristica fragrans, nativa da Indonésia, e tanto pode ser usada para temperar carnes ou molhos, como para dar um aroma mais adocicado a alguns alimentos ou bebidas quentes.
Disponível em duas versões, tanto podes usar as sementes inteiras, extraindo a quantidade necessária com a ajuda de um ralador, ou optar pela versão já moída, em pó, mas em qualquer dos casos, o segredo é usar pequenas quantidades.
Isto porque, apesar de ser conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas, o que muitos não sabem é que pode ter efeitos alucinogénios quando ingerida em grandes quantidades.
A culpa é da miristicina, um composto que atua como inseticida e acaricida natural, mas que no corpo humano pode ter efeitos semelhantes à mescalina, um alucinogénio natural encontrado num tipo de cacto.
A ingestão de uma a três nozes-moscadas ou 5 a 15 gramas da especiaria pode provocar alucinações, náuseas, confusão ou tonturas, podendo levar a complicações mais graves.