"Arrumar a roupa". "IRS". "Tendinites". "Cumprir prazos". "Obras". Tudo o que está escrito no rótulo desta garrafa é esquecido assim que algo precioso se apresenta no copo: o vinho tinto Moenga Reserva, da Herdade da Figueirinha.
Falamos de um obra dos enólogos Filipe Sevinate Pinto e Susana Correia, produzido na herdade alentejana, em Beja, e que consiste num blend das castas Alicante Bouschet, Syrah, Touriga Nacional.
No copo revela uma cor granada, no nariz notas de frutos vermelhos, trufas e floral tipo violeta, já na boca é suave e envolvente. E uma vez no corpo é, como diz o Moenga, tudo o que se pede em dias difíceis: "Nos dias em que estás cansado, bebe que passa", pode ler-se no contrarrótulo.
Mas não são as castas ou a criatividade do rótulo os únicos detalhes que se destacam neste vinho. É também a medalha de ouro que recebeu no verão de 2024 no Concours Mondial de Bruxelles.
No entanto, não é por ser um vinho premiado que se torna inalcançável. O Moenga Reserva está em promoção no Pingo Doce, com um desconto de mais de 60%. Em vez de €11,99, fica por €4,79 até 12 de janeiro.