Serão estes alimentos equilibrados nutricionalmente? | Edição: Vasco dos Santos
Gourmet

Será que estes cinco alimentos passam no raio-X de uma nutricionista?

Encontramos na secção saudável dos supermercados, o que não quer dizer que sejam nutricionalmente equilibrados. A Versa pediu a ajuda de uma nutricionista.

Ainda que todos os alimentos, se consumidos de forma moderada, possam integrar uma alimentação saudável, nem todos são nutricionalmente equilibrados. E é aqui que podem surgir dúvidas.

Em cada supermercado, encontramos uma secção com produtos apresentados como “mais saudáveis”, mas nem todos são realmente nutritivos. A Versa pediu a uma nutricionista para fazer essa análise e verificar se os alimentos das grandes superfícies aqui expostos são realmente opções benéficas.

Uns passam no diagnóstico da nutricionista Catarina Ferreira, já outros não são nutricionalmente equilibrados. No entanto, há alternativas deixadas pela especialista em nutrição.  

1. Pudim Proteico Caramelo Go Active Pingo Doce 

"Boa opção. De notar que nem sempre é necessário o consumo destes alimentos e que, entre pudins proteicos e iogurtes proteicos, os iogurtes têm melhor perfil nutricional."

2. Bolachas Cem Porcento Mini Marinheiras Chocolate Auchan 

"Boa opção. Contudo, as outras versões das Marinheiras são ainda melhores opções porque não contém edulcorantes. Mas entre açúcar e edulcorantes, mal por mal, que seja edulcurante, o que não é melhor do que não ter nada. Por isso, as outras marinheiras sem açúcar e edulcorantes são melhores"

3. Muesli Crunchy Chocolate Continente 

"Não é uma opção muito equilibrada nutricionalmente. Existem opções mais equilibradas, tanto de muesli, como de granolas. Atenção que os alimentos nutricionalmente melhores não significam que podem ser consumidos sem cuidado com as quantidades. As calorias dos produtos mais equilibrados nutricionalmente podem até ser superiores ao muesli apresentado. Aqui [abaixo], estão alguns exemplos de mueslis e granolas mais equilibrados nutricionalmente."

Alternativas:

4. BE-KIND Barra Manteiga de Amendoim e Chocolate Negro MiniPreço 

"Não é uma opção muito equilibrada nutricionalmente. Não existem opções [de barras de cereais saudáveis] no mercado. As barras são alimentos que ou são processados ou então são feitos com ingredientes naturais, mas acabam por ter muito açúcar ou gorduras, mesmo que não sejam açúcares refinados ou gorduras saturadas. Qualquer barra será para comer menos frequentemente."

5. Bebida de Soja com Baunilha Alpro El Corte Inglés

"Existem bebidas vegetais com melhores perfis nutricionais. Esta bebida tem açúcar adicionado. Aqui [abaixo] estão apenas alguns exemplos de bebidas vegetais de soja sem açúcar adicionado (existem muitas mais e não só de soja):"  

Alternativas:

Design e Artes

Abrimos as portas da incrível mansão de Jim Carrey

Queres viver onde Jim Carrey passou 30 anos da sua vida? A sua mansão de Los Angeles está à venda.

Gourmet