Pizzaria Forno d'Oro | Fotografia: Jorge Simão
Gourmet

Porque está esta pizzaria portuguesa com forno revestido a ouro de volta às bocas do mundo?

A pizzaria Forno d'Oro, do chef Tanka Sapkota, foi considerada a 73.ª melhor do mundo num ranking da 50 Top Pizza e é o único restaurante português na lista.

Pelo terceiro ano consecutivo, uma pizzaria portuguesa volta a figurar no 50 Top Pizza World 2024, um ranking das melhores pizzarias do mundo.

A pizzaria Forno d’Oro do chef Tanka Sapkota ascendeu ao 73.º lugar do ranking na edição deste ano, sendo a única pizzaria portuguesa na lista das melhores 100 do mundo. 

Em maio, o restaurante lisboeta já tinha sido considerado uma das melhores pizzarias da Europa, ficando em 12.º lugar da lista 50 Top Pizza Europa, juntamente com a pizzaria algarvia Arte Bianca (33.º lugar) e a Lupita (45.º lugar) de Lisboa.

No ano em que o Forno d’Oro celebra o seu 10.º aniversário, o seu restaurante italiano Come Prima, também em Lisboa, chega aos 25 anos de portas abertas. 

Especializado em pizza napolitana, a massa é feita com fermento de massa-mãe, que permanece a fermentar por cerca de 36 horas antes de ir para o forno a lenha, revestido com folhas de ouro – que está na origem do nome Forno D’Oro– , a uma temperatura de 450º C.

A estrutura do forno, que veio diretamente de Nápoles e foi montada peça por peça, num total de 9 toneladas, com o interior feito de pedra vulcânica, permite atingir a temperatura ideal para que uma pizza não necessite de mais de um minuto para ficar pronta a servir. 



 

Coolhunting

Pode um look de Maria Cerqueira Gomes comover um país?

Inês Teixeira

O documentário "Maria", sobre a personalidade portuguesa Maria Cerqueira Gomes, acaba de se estrear no Prime Video. O momento é importante para a apresentadora, mas foi o look do evento que roubou o protoganismo.

Gourmet