O Palácio da Bolsa, no Porto
Gourmet

Essência do Vinho está de regresso ao Palácio da Bolsa, no Porto

Evento dedicado ao mundo vínico realiza-se de 23 a 26 de fevereiro, no Palácio da Bolsa, no Porto. Poderão ser provados mais de 4.000 vinhos.

A partir desta quinta-feira e até 26 de fevereiro, o Palácio da Bolsa no Porto é palco da 19.ª edição da Essência do Vinho - Porto. O evento dedicado ao mundo dos vinhos, que conta com a presença de 400 produtores e com uma programação dedicada, terá para prova mais de 4.000 referências. 

Em paralelo, este ano, o cartaz de convidados traz nomes sonantes como Susana Balbo, histórica enóloga argentina, José Peñín, reconhecido crítico e mentor do Guia Peñín, Ricardo Diogo Freitas, dos vinhos da Maderia Barbeito ou Luís Pato, que assinala 40 anos de carreira.

No programa constam, por sua vez, as provas “Esporão: talhas, ânforas e potes”, “Castas e Terroirs de Ventozelo”, “Universo Terras & Terroir: uma viagem pelos vinhos icónicos do Douro, Dão, Bairrada e Alentejo”, “Dão: o field blend de clássicos e vanguardistas”, “Herdade do Peso pela Natureza”, “Vinhos de Castas Raras”, “Vinhos Verdes: a origem de grandes brancos de Portugal”, “Monção e Melgaço: Vinhos Verdes de argila, granito e xisto”.

Para os apreciadores de colheitas antigas, valerá a pena ficar atento à prova “Fortificados de Sonho”, onde serão apresentados vinhos do Porto, Madeira, Moscatel e dos Açores, numa prova conduzida por Bento Amaral, um dos provadores da Revista de Vinhos. Os vinhos da casta Alvarinho, da subregião de Melgaço serão também alvo de prova, sendo dadas a conhecer colheitas antigas. 

O ponto alto do evento será, ainda assim, a prova Top 10 Vinhos Portugueses, que assinala o arranque do evento, antes da abertura ao público. Este ano estão pré-selecionadas pela Revista de Vinhos um total de 60 amostras – brancos, tintos, colheitas tardias e fortificados que obtiveram grandes pontuações no ano passado, por entre os mais de 6.000 exemplares provados e avaliados pelo painel de provas da Revista de Vinhos. Um júri internacional – constituído por jornalistas, líderes de opinião, sommeliers e críticos de Portugal, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA, Dinamarca, Itália, México, Reino Unido, Suíça e Ucrânia – avaliará as seis dezenas de vinhos em prova cega, no do Salão Árabe do Palácio da Bolsa, quinta-feira, dia 23, pela manhã, sendo os resultados anunciados na noite de sexta-feira. 

Por fim, haverá também momentos em que o vinho e a gastronomia se aliam. António Loureiro, chef do restaurante homónimo com uma estrela Michelin, em Guimarães, pensará harmonizações para os vinhos da Quinta da Boavista, no Douro, e Paulo Morais, chef do kanazawa, restaurante nipónico de Lisboa com uma estrela Michelin, irá apresentar propostas para combinar com os vinhos da Quinta de Lemos, Costa Boal e João Cabral de Almeida. Tiago Bonito, chef que passou pelo restaurante Largo do Paço, irá pensar harmonizações para espumantes da casta Alvarinho.

Essência do Vinho – Porto é uma organização Essência, Co. e Associação Comercial do Porto, com o apoio da Câmara Municipal do Porto. O evento decorrerá entre as 15h e as 20h no dia 23; das 15h às 21h nos dias 24 e 25; e das 15h às 19h no dia 26. Os bilhetes têm o valor de €25, exceto no sábado, 25 de fevereiro, em que uma entrada custa €30. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

Nécessaire

Esquece a esponja de aço: temos a solução para torneiras brilhantes

O papel vegetal é mais útil do que imaginas. Aprendemos no Tiktok.

Gourmet