A Gruta está localizada na Rua de Santa Catarina Fotografia: Gruta
Gourmet

Onde comer no Porto para sobreviver ao Portugal Fashion

Nos próximos dias, o Porto é a capital portuguesa da moda. Traçamos-te o roteiro gastronómico para os próximos dias de Portugal Fashion.

Até sábado, dia 15, a Invicta recebe alguns dos melhores designers de moda nacionais na 51.ª edição do Portugal Fashion. Dividido por vários pontos da cidade, serão cinco dias com desfiles, apresentações e showrooms, mas nem tudo se resume apenas a moda. Também há que comer entre desfiles. A pensar em quem não se contenta com pouco, reunimos abaixo alguns dos restaurantes e bares mais interessantes da cidade.

Fava Tonka


É um dos restaurantes que, a par dos restantes nesta lista, tem contribuído para o surgimento de uma nova cena gastronómica na Invicta e seus arredores. Com o chef Nuno Castro aos comandos, o Fava Tonka, em Leça da Palmeira, define-se como “um restaurante de cozinha sazonal e orgânica com matriz vegetariana”. Ao almoço, durante a semana, há um menu executivo com entrada, prato, bebida e café por €14.

Gruta


Rafaela Louzada mudou-se para o Porto em 2019 e, pouco tempo depois, já tinha na cabeça a ideia para um restaurante moldado à sua imagem. É assim que nasce em 2021 a sua Gruta, na Rua de Santa Catarina, onde os produtos do mar são as estrelas maiores deste restaurante que só tem mulheres na cozinha.

Seiva


David Jesus, chef do Seiva, quer que quem visita o seu restaurante em Leça da Palmeira se sinta “mais perto da terra, de forma consciente, criativa e genuína”. Fá-lo através de uma cozinha totalmente vegetal que pode ser conhecida através de um menu de oito momentos (€40) ou à carta.

Euskalduna Semea


Vasco Coelho Santos é considerado um dos novos nomes da cena gastronómica nacional e, aos 35 anos, já detém vários projetos no Porto. Além do Euskalduna Studio, um restaurante de cozinha de autor em que se come ao balcão contrariando as regras da alta cozinha, e da padaria Ogi, em que se produz pão com recurso a técnicas de fermentação prolongada, o Euskalduna Semea, com vista para o Rio Douro, é um restaurante mais informal. Privilegiam-se os produtos frescos, sobretudo “o peixe, marisco e muitos outros produtos sazonais”.

Musa das Virtudes


Cerveja artesanal e comida de conforto. É esta a proposta da mais recente aposta da cervejeira de Marvila fora de Lisboa. Com vista para o Douro, no Passeio das Virtudes, este espaço é descontraído, servindo o propósito de ir apenas beber um copo ou de ficar para mais tarde e poder trincar qualquer coisa. Regularmente, é palco de uma programação cultural variada. À sexta-feira e ao sábado, encerra às 01h.
 

Evasão

Novos ventos para a Vela em Portugal

Num país plantado à beira-mar, cheio de rios, lagos, lagoas e albufeiras, a Vela é uma modalidade que merece a atenção dos portugueses aventureiros.

Gourmet