O The Art of Tasting Portugal, uma plataforma que promove a gastronomia nacional através da organização de experiências e do mapeamento gastronómico de Portugal, aliou-se à TAP para criar um projeto em que a valorização do património gastronómico do país, das regiões e dos seus produtos é o ponto de ligação a experiências que podem ser vividas tanto no ar como em terra.
O Local Stars, como se intitula a nova iniciativa que entrou em vigor este mês, convida vários chefs nacionais reconhecidos a trabalharem os produtos de várias regiões do país durante dois meses, apresentando esse trabalho na forma de um menu que é servido a bordo de voos de longo curso da TAP. Paralelamente, a experiência pode transitar do ar para terra, havendo a possibilidade de programar uma experiência totalmente personalizável em vários pontos do país e ilhas.
Em março e abril, a viagem inicia-se em Lisboa, tendo como anfitrião o chef Henrique Sá Pessoa, que dará a conhecer um dos produtos da região: a garoupa. Fá-lo-á através de experiências que em breve serão anunciadas, podendo ser marcadas por clientes que voaram com a TAP, mas também por turistas na cidade ou por locais.
Nos dois meses seguintes, será o chef açoriano Cláudio Pontes o responsável por dar a conhecer o queijo de São Jorge, produzido exclusivamente nesta ilha. O chef irá criar um menu de raiz em que este produto está presente, sendo servido a bordo mas podendo ser saboreado numa experiência personalizável que pode ser marcada no site do The Art of Tasting Portugal.
Ainda no verão, em julho e agosto, Noélia Jerónimo, chef do restaurante Noélia & Jerónimo, em Cabanas de Tavira, no Algarve, tendo o polvo como o produto-estrela. O chef Júlio Pereira do Kampo e do Áqua, na Madeira, e Óscar Geadas do G Pousada, em Bragança.
As refeições a bordo serão asseguradas pela CateringPor, que irá confecionar os pratos mediante a receita, prova e validação dos vários chefs envolvidos. Um dos objetivos principais da iniciativa é também promover a integração de matérias primas locais e apreferência na escolha de fornecedores das respetivas regiões em destaque, apoiando a vertente de sustentabilidade e de promoção de uma economia local.