O queijo de ovelha amanteigado Soalheira, produzido pela queijaria Quinta do Pomar – Joaquim Duarte Alves, na Soalheira, no Fundão, conquistou o título de “Melhor Queijo do Mundo” nos World Cheese Awards 2024. O evento decorreu em Viseu, marcando a primeira vez que este evento internacional se realizou em Portugal.
Na final, conhecida como os Óscares do Queijo, competiram 14 queijos de diferentes países, incluindo Suíça, Itália, Espanha, Estados Unidos, Noruega e Brasil. Entre 4786 queijos de 47 países inscritos na competição, foi este queijo português a brilhar e a alcançar o prémio que é uma conquista inédita para Portugal.
A queijaria, fundada em 1983 por Joaquim Duarte Alves e Maria José Lucas após regressarem de França, tem vindo a conquistar reconhecimento nacional e internacional nos últimos anos.
Atualmente, a Quinta do Pomar é gerida pela segunda geração da família, mas conta com um toque especial vindo de além-fronteiras: a sua principal queijeira é a espanhola Sónia Marroyo.
Além do premiado queijo de ovelha amanteigado, a Quinta do Pomar produz uma variedade de queijos, incluindo os de Denominação de Origem Protegida (DOP) da Beira Baixa, e requeijão. A empresa promove também visitas e workshops para divulgar a tradição queijeira da Soalheira.
O queijo Soalheira é descrito como macio, feito com leite de ovelha cru e coalho de cardo vegetariano, que é tipicamente consumido cortando a parte superior e retirando a pasta quase líquida com uma colher.
Embora esteja atualmente esgotado devido à grande procura, este queijo é normalmente vendido na loja online de produtos do Fundão por €13,70. O Supermercado Lavrador comercializa também o queijo premiado por €19,60, mas encontra-se igualmente esgotado. Uma alternativa é contactar diretamente o produtor e tentar fazer uma encomenda.