Rei Carlos III é um "foodie" - Fotografia: Getty
Gourmet

Adora risotto e ovos cozidos com queijo: as manias do Rei Carlos III

A família real britânica segue muitos protocolos, mas o Rei Carlos III tem algumas preferências pessoais bem interessantes que nada têm a ver com regras.

Bolos de aniversário orgânicos e mais saudáveis

Enquanto a Rainha Isabel II adorava bolos de chocolate, Carlos III prefere opções mais saudáveis e orgânicas, de acordo com o livro de receitas de 2007 Eating Royally: Recipes and Remembrances from a Palace Kitchen, do ex-chef real Darren McGrady,

Galinhas criadas na casa da família

O Rei e a Rainha Consorte adoram comer o que é criado, produzido ou cultivado na casa da família, em Gloucestershire, Highgrove House. O casal gosta de ter sempre ovos frescos para comer em todas as refeições.

Ovos cozidos com queijo

Por falar em ovos, na conta oficial de Instagram da Clarence House, encontramos a receita dos ovos cozidos com queijo tão amados pelo o Rei Carlos III, que serviu para marcar o British Cheese Weekender em maio de 2020.
 

Almoço é um luxo

O Rei Carlos III tem uma agenda tão ocupada que seria um luxo desperdiçar tanto tempo numa refeição. Por isso, o monarca prefere saltar uma refeição, a do meio-dia.

Gordon Rayner, um conhecido ex-correspondente real, confirmou que o Rei Carlos III acredita que o almoço é um “luxo” que interfere na sua agenda de trabalho constantemente lotada.

Sustentabilidade

O monarca opta por seguir uma dieta baseada em vegetais, principalmente de forma a contribuir para a redução da pegada de carbono.

Uma salada para cada refeição

Graham Tinsley MBE, ex-chef real, revelou que o rei não não gosta de chocolate, café e alho. Portanto, é preciso ter isso em conta sempre que se cria um menu para ele. Graham revelou ainda que o Rei "exige uma salada de acompanhamento para cada refeição".

Ovo cozido entre dois a três minutos

Trata-se de uma iguaria incomum. O rei faz questão que este ovo esteja sempre no seu menu. Graham revelou: “Normalmente, um ovo cozido demora cerca de 5 minutos. Então, imagina este ovo… vai ser muito, muito macio. O então Príncipe Carlos chegou a exigir que o seu ovo ficasse escondido sob folhas de salada. Posteriormente, amassava-as nos ovos para fazer um molho, como maionese".

Chá feito com folhas e temperaturas específicas

De acordo com o Sunday Times, o Rei Carlos III adora beber chá feito com folhas, nada de saquinhos. Para além disso, a água do chá verde deve estar aquecida a 70°C e a do chá Earl Grey a 100°C. Outra nota: o monarca não usa açúcar. Prefere adoçar a bebida com colheres cheias de mel orgânico que coloca diretamente no bule.

Comida italiana

O monarca gosta muito de comida italiana. Quando ainda vivia com Diana e os seus filhos, era esse o jantar muitas vezes, “quer fosse risotto de cogumelos selvagens ou pratos de polenta – uma espécie de alimentação saudável", revelou Darren McGrady, chef que trabalhou com a Rainha Isabel II durante 11 anos. O agora Rei é um verdadeiro “foodie” que adora comida italiana, acrescentou.

Fruta e sumo ao pequeno almoço

“Ele normalmente começa o dia com algumas frutas no café da manhã, muitas vezes algumas ameixas da horta que foram levemente escaldadas. Um pouco de sumo e muesli para acompanhar”, disse McGrady. Revelou ainda que o Rei também come ovos cozidos e torradas durante o chá da tarde.

Foie gras proibido em qualquer uma das residências da família real

Há mais de dez anos que o Rei Carlos III desistiu de comer foie gras e agora proibiu que este patê seja servido em qualquer uma das residências da família real. Apesar de ser considerado por muitos como uma iguaria gastronómica, a preocupação moral do monarca sobre como ele é conseguido – através de fígado de pato ou ganso alimentados à força -, levou-o a tomar esta decisão.

Controversa

ControVERSA. Balenciaga em perspetiva: o crime inocente de um monstro sedento

'Warner: Do not feed the beast'. Balenciaga, o bestial que também é besta.

Gourmet