À la Barrios. Edição: Vasco dos Santos
Gourmet

À la Barrios, o novo livro de Joana Barrios, em que a comida é, de facto, comestível

Mais do que um simples livro de receitas, é uma partilha de modos de cozinhar. "Pratos Impossíveis" e "Salvar Restos" são algumas das receitas que aqui encontramos.

Foi na passada quinta-feira, dia 10 de novembro, que Joana Barrios apresentou o seu novo livro de culinária, À la Barrios, na Sala de Cultura do El Corte Inglès em Lisboa.

A Joana é tudo o que não cabe num parágrafo. A dedicação e a alegria com que toca nas mais diversas áreas deixam-nos sem saber defini-la: é atriz, apresentadora, chef, escritora, ou tudo isto num só? O que certamente conseguimos definir é que Joana é de uma singularidade rara.

Na sua apresentação no canal 24 Kitchen, Joana é descrita assim: “A Joana Barrios  não  é chef,  não  tirou  um  curso  de  cozinha  nem aprendeu  o  que é 'suposto' aprender-se para se ser chef. Para ela, cozinhar é uma espécie de superpoder, dá para tudo: refrescar, aquecer, mimar, reconfortar. Este superpoder permite-lhe controlar o que come e comer o que gosta, transformando hábitos e alimentos a seu bel-prazer.”

E, sendo como ela é, lança agora o 7.º livro de cozinha, no qual eleva os pratos a uma simplicidade que se quer copiar. Este livro seguiu a ordem inversa dos anteriores e nasceu como resposta ao programa “da Joana”. Um programa culinário temático.

"Eu pude escolher quais os temas que queria para cada programa. E, por isso, fiz um programa com episódios temáticos, por exemplo: 'Uma Refeição para Impressionar a Sogra”; “Uma Refeição para o Primeiro Date”. Para além de temáticos, são dedicatórias. Depois de o programa estar feito, senti a necessidade de fazer o livro. O livro compila isso. Pode ser muito giro ir à Internet, mas o livro é um objeto que não vai morrer."

E, quando se faz um livro destes - de capa dura e com fotografias incríveis -, é certo que se quer ter na prateleira de livros de receitas na cozinha.

Para a Joana esta entrada na cozinha é também a resposta a algumas questões que tem enquanto mãe:

"Como se pode glamourizar o dia-a-dia? Como se pode glamourizar o ambiente familiar? Tenho necessidade de tornar o doméstico interessante e aspiracional. Para este livro, em especial para as fotografias dos pratos, senti que o 'doméstico plástico e estético' pode ser cansativo e que o minimal das cores também é possível e é glamoroso.

À la Barrios já está à venda em livrarias ou online

Coolhunting

Presentes de Natal para toda a família até 20 euros

Fizemos uma lista de presentes de Natal até 20 euros para toda a família. Não tens de quê.

Gourmet