Dia da Sanduíche celebra-se a 3 de novembro - Fotografia: Unsplash
Gourmet

Da lagosta ao pastrami: vale tudo entre duas fatias de pão

Está na hora de começares a olhar para as sanduíches de outra forma, porque já não são só duas fatias de pão com qualquer coisa no meio. Podem ser verdadeiras iguarias e há tantas para provar.

Reza a história que John Montagu (1718-1792), conde de Sandwich, que vivia numa vila da Inglaterra, era viciado em jogos de cartas e criou a solução perfeita para poder comer sem se levantar da mesa: rechear pão com carne.

Assim, nasceu a sanduíche, o prato rápido que passou a acompanhar o ser humano em várias ocasiões. E, quando bem elaborado com proteínas e legumes, pode ser tão nutritivo como uma refeição principal, já para não falar da experiência diferenciada de sabor. 

De tão saborosa e popular que é, esta iguaria mereceu um dia no calendário para a sua celebração e degustação (a 3 de novembro). Em Portugal, temos uma das melhores sanduíches do mundo, a francesinha, mas há milhares de combinações que podes experimentar e eleger a tua favorita.

Aqui temos cinco sugestões para fazeres em casa:

BLT

A deliciosa combinação entre bacon, alface e tomate dentro de um pão torrado faz desta a sanduíche mais popular dos EUA e do Reino Unido

Reuben

Combina pastrami com queijo suíço, chucrute, picles de pepino e molho. Os americanos gostam tanto dela que têm até um dia para a celebrar: 14 de março é The Reuben Sandwich Day.

 

Croque Monsieur

O primo francês da nossa tosta mista, mais não é do que uma sanduíche com presunto e/ou fiambre e queijo que vai ao forno a gratinar, regado com um delicioso molho béchamel e queijo ralado.

 

A sanduíche, ou sandes (o termo mais popular), é um prato rápido constituído por duas fatias de pão, queijo, fiambre e outros alimentos a gosto, como alface e tomate. As combinações que se podem fazer são múltiplas. De tão saborosa e popular que é, a iguaria mereceu um dia no calendário para a sua celebração e degustação.

Pela sua facilidade e rapidez de preparação, a sanduíche é muito utilizada nas refeições. Portugal conta com uma das melhores sanduíches do mundo: a francesinha, pelo que se pode aproveitar o Dia da Sanduíche para se degustar esta iguaria tradicional portuguesa. Também pode experimentar novas combinações de sanduíches neste dia e constituir um top das suas sanduíches preferidas para referência futura

Lobster roll

Criado em New England, nos Estados Unidos, o lobster roll é uma opção de cachorro quente com lagosta, ingrediente farto da região formada por Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire e Rhode Island.

 

Francesinha

Esta iguaria dispensa apresentações. A base é bife, salsicha, queijo e fiambre em pão de forma, com queijo, ovo estrelado e molho por cima. Há já opções para vegetarianos.

 

Design e Artes

Samsung junta a tecnologia à alta costura para destronar iPhone

Pode um smartphone ou um wearable ser considerado objeto de alta costura? A resposta é sim e a Samsung quer ser a primeira a afirmar-se nesta área com novas colaborações únicas. Tem cuidado, Apple.

Gourmet