Gwyneth Paltrow | Fotografia: Instagram
Gourmet

Estas saladas vão-te satisfazer mais do que uma fatia de pizza

Faz como Jennifer Aniston ou Gwyneth Paltrow e cria as saladas mais saciantes que alguma vez comeste.

A alimentação saudável não se resume a um peito de frango com legumes cozidos. Variar e aprender a combinar diferentes alimentos ou produtos frescos é a chave para o sucesso de uma refeição saudável e muito saciante.

Neste artigo mostramos as saladas favoritas de quatro celebridades que, com a fonte certa de gordura, proteínas ou hidratos de carbono, podem satisfazer-te mais do que um prato de carne com arroz ou uma porção de pizza.

Para analisar cada uma delas e perceber o seu valor nutritivo, sem descurar o sabor, conversámos com a nutricionista Maria Borges Canha.

Jennifer Aniston

Não podemos falar de saladas sem referir a de Jennifer Aniston. Sim, aquela que a atriz comeu todos os dias durante 10 anos com Lisa Kudrow e Courtney Cox, enquanto gravavam a série Friends. Leva bacon de peru, grão de bico, bulgur, pepino, queijo feta, cebola roxa, pistachio, hortelã, azeite, sumo de limão, sal e pimenta. Mas se te quiseres manter mais fiel à receita original da salada Cobb, junta-lhe alface, tomate, salame, frango e queijo pecorino.

 

Para Maria Canha, “para mais volume e fonte de nutrientes é sempre mais interessante adicionar alface e tomate, tal como na receita original.  Como fonte de gordura seria bom escolher apenas 1 dos queijos (ou o feta ou o pecorino) e como fonte de gordura, no máximo, duas das 4 fontes possíveis utilizadas (feta, azeite, pecorino ou pistachios)”.

“Em relação às fontes de proteína, o bacon de peru pode, sim, ser usado. Já o grão e bulgur fornecem também aminoácidos e hidratos de carbono complexos (mas atenção à quantidade). Se adicionarmos frango não precisamos de adicionar grão e bulgur, podendo optar por apenas um deles. E dispensaria o salame. É um processado que não acrescenta nada de interessante do ponto de vista nutritivo. Por fim, temperar com sumo de limão, pimenta e sal é uma excelente combinação e bastante anti-oxidante”, conclui.

Gwyneth Paltrow

Gwyneth Paltrow dá-nos ideias para duas receitas: a primeira leva pimentão em conserva, abacate temperado, cebola, tomate cereja, pepino, frango desfiado com ervas finas, tudo colocado em compartimentos separados para ser misturado só na hora de comer.
 

Para a nutricionista, “esta é uma receita bastante equilibrada, desde que o pimentão não seja conservado em azeite. O abacate serve já de fonte de gordura. Para aumentar a saciedade, pode adicionar-se uma fonte de hidratos de carbono complexa, como por exemplo milho (para manter o valor energético baixo)”.

A segunda opção, como a própria Gwyneth revelou, foi preparada em homenagem ao seu marido, Brad Falchuk. É composta por tomates cereja temperados com azeite e sal, que vão ao forno até ficarem macios, pimentões vermelhos assados, ovo cozido, vagens de ervilha e uma lata de atum. Para dar sabor, o molho é feito com azeite, sumo de limão e manjericão.

Segundo Maria Canha, "esta parece ser uma excelente opção, com a eventual utilização de demasiado azeite. Pode optar-se por não temperar com azeite quando os tomates cereja vão a assar, colocando apenas um pouco de vinho branco ou vinagre balsâmico por exemplo”.

Bella Hadid

Bella Hadid é uma foodie que costuma partilhar as receitas que prepara, como a sua salada favorita. É composta por cinco ingredientes: rúcula, pepino, pimentão vermelho, queijo parmesão e abacate. O molho é feito com sumo de limão, sal, pimenta, azeite e vinagre balsâmico. Este último, segundo a modelo, "não é negociável. É essencial, juro".

 

De acordo com a nutricionista Maria Canha, esta é uma salada que, "para além de parecer deliciosa, é bastante completa". “O que alteraria seria escolher apenas uma das fontes de gordura: ou abacate ou o queijo parmesão (para assim ainda manter o azeite no molho) e adicionar uma fonte de proteína, por exemplo ovo, frango grelhado ou queijo fresco magro”.

Martina Svedin

A filha de Helene Svedin e Luis Figo também é fã de boas saladas, como esta que mistura tomate cereja, alface, favas, pepino, aipo e beterraba.

Maria Canha considera esta “uma excelente salada para funcionar como acompanhamento. Para servir como prato principal precisamos de complementar com mais alguma fonte de proteína. Se quiseres mantê-la vegan, podes adicionar um cereal para complementar a leguminosa, como o arroz basmati. Se quiseres uma proteína de origem animal pode ser, por exemplo, ovo, frango grelhado ou queijo fresco magro”.

Nécessaire

Três dicas para prolongar o efeito das drenagens linfáticas

Estamos na altura do ano em que mais se procuram drenagens linfáticas e não só por uma questão estética. Descobre como manter os resultados.

Gourmet