Queijo de São Jorge DOP | Fotografia: Instagram
Gourmet

Nestas duas receitas, o queijo de São Jorge é rei

Até 29 de janeiro, vários chefs vão apresentar pratos originais que celebram o queijo de São Jorge DOP. Em Lisboa, Vitor Sobral e Alexandre Silva revelaram à Versa as suas criações.

Entre 20 e 29 de janeiro, mais de 20 chefs nacionais apresentam aos seus clientes novas receitas que celebram um produto exclusivamente nacional e único no mundo: o queijo de São Jorge DOP.

Os chefs trabalharam as diferentes curas - 7, 12 e 24 meses - e agora apresentam pratos originais nos seus menus, assim como tábuas de queijos que mostram o produto no seu estado original.

Vitor Sobral, da Tasca da Esquina, e Alexandre Silva, do Fogo, revelaram à Versa as suas inspirações e desvendaram as receitas criadas especialmente para a iniciativa nacional “À Roda do Queijo de São Jorge DOP”.

Chef Vítor Sobral - Tasca da Esquina

Bolinhos de Queijo de São Jorge com molho tártaro clássico e damasco macerado

Como foi o processo criativo desta receita?

A criação da receita teve como ponto de partida o queijo. Queria que fosse, essencialmente, um prato de partilha e que primasse pela simplicidade

Qual o tipo de cura utilizada na receita?

12 meses

Como essa cura vai influenciar os sabores deste prato?

Esta cura vai permitir encontrar o equilíbrio entre o salgado e o molho do damasco macerado

Como descreve o prato?

Em breves palavras: um petisco guloso!

Chef Alexandre Silva - FOGO

Tártaro de Vaca Maturada com Tutano e Queijo de São Jorge

Como chegou aos ingredientes que compõem a receita?

Parti dos ingredientes base da nossa cozinha da época onde estamos inseridos, depois fui à minha biblioteca mental e pensei em como os podia juntar entre si.

Adaptou o queijo que melhor se adequa?

Sim, adaptei. O Queijo São Jorge DOP muda muito com o tempo, e não queremos que abafe o resto dos ingredientes ou vice-versa. Por isso, a escolha do queijo é fundamental. Pessoalmente, em relação aos queijos mais velhos, prefiro deixá-los brilhar sozinhos, e é por isso que teremos também uma prova vertical de queijos São Jorge DOP no menu

Qual o tipo de cura utilizada na receita?

Uso a cura de 7 meses

Como essa cura vai influenciar os sabores deste prato?

Vai-lhe dar um toque lácteo, característico do queijo São Jorge DOP. para este prato, vamos fazer um caldo reduzido de queijo para temperarmos a carne de uma maneira subtil, mas mostrando a força do queijo

Como descreve o prato?

Essência. É um prato com ADN português, guloso, mas com complexidade suficiente para nos fazer pensar

Nécessaire

Quando Georgina Rodríguez e Katie Holmes aderem à mesma tendência

No universo da beleza, até os opostos se atraem. Não associávamos Katie Holmes ao estilo de Georgina Rodríguez, até olharmos para o penteado.

Gourmet