Entre restaurantes galardoados, novos restaurantes e outros que viram moda graças às redes sociais, há restaurantes que se fazem valer pela tradição e são como um segredo bem guardado que vale a pena visitar. É precisamente o que acontece com a Tasquinha do Gil, situada na aldeia que dizem ser uma "pequena maravilha".
Falamos da Aldeia da Mata Pequena, no concelho de Mafra e apenas a 30 minutos de Lisboa, uma aldeia rural que no meio do verde que lhe dá nome tem então o restaurante que ocupa uma antiga casa caiada de branco com faixas em azul, um cenário típico que recebe os comensais para um momento de partilha como se estivessem em casa.
A carta é composta por petiscos, começando logo com uma seleção vasta de queijos, desde o queijo de cabra caramelizado e compota de cebola até ao queijo assado com mel e nozes.
Na secção seguinte apresentam-se então petiscos mais elaborados e com nomes bem conhecidos dos portugueses, embora com um twist inovador. É o caso do Brás de Camarão e Alho Francês, do Torricado de Beringela Assada e Morcela, das Pataniscas Negras de Choco ou do Caldo Verde Frito com Batata e Chouriço.
Já nas sobremesas, para aqueles que ainda lá chegam, as propostas da Tasquinha do Gil vão do Brigadeiro com Farófia de Lima e Praliné à Torta de Laranja, Creme de Limão e Gelado de Moscatel.
É possível desfrutar destas pequenas maravilhas gastronómicas no interior do restaurante com relíquias antigas a fazer parte da decoração ou na esplanada, na qual se respira a natureza envolvente e se aprecia a vista para a tranquila aldeia.
A Tasquinha do Gil está aberta de quarta-feira a domingo, das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h (domingo das 12h30 às 16h). Para reservar, pode ser por e-mail (atasquinhadogil@gmail.com), telefone (+351 912 460 848) ou mensagem privada na página de Instagram.