Old School Restaurante & Bistrô | Fotografia: D.R.
Gourmet

Numa antiga escola, há agora comida confecionada como antigamente

Old School Restaurante & Bistrô é um novo restaurante que recupera modos de confeção de antigamente, servidos numa antiga escola primária em Idanha-a-Nova.

Nunca a comida da cantina soube tão bem, pelo menos é o que acontece numa antiga escola primária, localizada em Medelim, município de Idanha-a-Nova, na Beira Baixa, onde não há professores, apenas cozinheiros que nos dão uma lição dos sabores de antigamente à mesa do novo Old School Restaurante & Bistrô

É no interior do antigo estabelecimento que funciona, desde o início de abril, o restaurante criado pelos beirões Bruno Rodrigues e Rui Barata, no âmbito do projeto BRB "Gastronomia com Paixão", lançado há 4 anos.

“O foco sempre foi ter um restaurante. Um conceito diferenciador, uma coisa muito mais virada para tertúlias. Também sempre com base nos produtos regionais, sazonais, sustentáveis, nestes vetores que hoje são muito falados”, diz Bruno à Versa.  

A diferenciação é desde logo marcada pelo facto de o restaurante ocupar uma escola com arquitetura do Estado Novo e também por cozinhar como antigamente. “É tudo confecionado no fogo, nos fornos de lenha e em panelas de ferro. Basicamente, recuperamos as tradições antigas dos nossos avós", continua.

 

A lição do dia: Menu Educativo

Ao contrário do que acontece na maioria dos restaurantes, no Old School Restaurante & Bistrô não há uma ementa fixa. Os pratos são pensados diariamente por Bruno Rodrigues e pelo chef residente e podem ser degustados através do Menu Educativo (€13,50), apresentado numa ardósia semelhante à dos tempos da escola.

 

"Como estamos numa escola, optámos pelo Menu Educativo. Tem sopa, prato, bebida e café. Tentamos ter o que deve ser uma refeição saudável do dia a dia", refere o responsável do restaurante. E para que a refeição seja o mais equilibrada possível, na cozinha não entram óleos, pelo que aqui não há batatas fritas, mas, sim, alternativas como migas de broa com grelos e grão e outras tradições.

Neste restaurante, é comum servir-se arroz de cabidela, mão de vaca com grão e borrego biológico e, em breve, estreiam-se o rabo de boi, as bochechas de porco confitadas no forno, o ossobuco e o entrecosto, assim como o Menu Creche, para crianças.

A carne é, sem dúvida, uma presença assídua, mas os vegetarianos não passarão fome no Old School Restaurante & Bistrô. “Todos os pratos têm um toque de inovação nosso, mas a parte mais moderna, porque também temos de nos adaptar à realidade atual, são os pratos vegetarianos. Há cada vez mais procura e diariamente temos uma opção vegetariana na carta”, diz Bruno Rodrigues.  

A lição sobre os sabores de antigamente – acompanhada dos vinhos de eleição da casa, da Quinta dos Termos – termina com as tradicionais papas de carolo ou os doces e bolos do projeto idanhense Geocakes.  

O restaurante está localizado na rua da Lameira e funciona de quinta-feira a terça-feira. As reservas podem ser feitas por telefone (963 858 796).  

Coolhunting

Os brincos de Blake Lively merecem a tua atenção

Blake Lively voltou a pisar uma passadeira vermelha apôs ter sido mãe e fê-lo com um vestido Carolina Herrera e uns brincos que nos chamaram a atenção.

Gourmet