Pastel de ostra
Gourmet

Do pastel de ostra ao favo de areia: hoje o mar celebra-se a rigor

A Fortaleza do Guincho celebra o Dia Mundial dos Oceanos com um menu exclusivo, sustentável e inspirador.

Gil Fernandes, o chef executivo da Fortaleza do Guincho, com 1* Michelin, que há muito que aborda a sustentabilidade na sua cozinha, preparou um menu exclusivo para este dia dedicado às flores, ao mar e à agricultura.

Entre a provocação e as curiosidades, este menu traz à mesa espécies sustentáveis e menos comuns, e divide-se em três capítulos.

O primeiro momento é Flores, com os pratos ‘Aromas Noturnos’ (pastel, ostra, caril, gengibre e erva do caril); ‘De Março 2022’ (presunto peixe e chagas) e ‘Jardim da Vizinha’ (ouriços, malva-rosa).

O segundo momento é dedicado ao Mar: ‘Do Desporto do Guincho: Choco Surfista’ e ‘Favo de Areia’ (caldo do mar, fricassé de bomboca, mel e algas).

Por fim, a Agricultura: ‘De Infância: Conta Gotas’; ‘Pesca do Polvo’ (caranguejo real dos Açores, achar caseiro e polvo); ‘Estufado da mãe’ (peixe galo, lula dos Açores, alcachofra), as ‘Domingueiras’ (robalo de anzol, couve e caldo do cozido à portuguesa) e o ‘Esquecido’ (ruibarbo, sementes de coentros e acelgas marítimas).

O preço por pessoa é de 145€, sendo que com harmonização de vinhos é de 200€.

Coolhunting

Este vestido de edição limitada é da Zara, mas ninguém diria

A Zara tem um novo vestido que poderia ser confundido com uma criação de uma famosa marca de luxo. Mas é da marca espanhola e é de edição limitada.

Gourmet