Reprodução: filme Fuga de Alcatraz
Gourmet

Que tal um jantar atrás das grades? Neste restaurante, o crime compensa e é delicioso

Coragem é o prato principal para quem marca mesa neste restaurante de uma prisão de alta-segurança.

Se pensarmos num espaço onde podemos comer bem, colocamos um estabelecimento prisional no fim da lista. No entanto, somos bem capazes de mudar de opinião, se conhecermos a cozinha criativa e refinada deste restaurante atrás das grades.

A experiência aqui é, certamente, parte de um jantar que se prevê memorável e servido pelos próprios reclusos. InGalera é o restaurante na prisão de alta-segurança de Itália Bollate, cuja cozinha e o serviço de mesa estão a cargo dos criminosos condenados, mas, neste espaço, o único pecado é o da gula.

A equipa conta com a ajuda de um chef profissional e de um maître externo e serve num espaço com 50 lugares disponíveis. Este projeto tem em vista um programa de reabilitação e de inclusão social para os reclusos que aqui trabalham e tem-se mostrado uma ideia vencedora para quem lá trabalha e para quem visita.

Os clientes não notam diferença entre um dos pratos aqui servidos e uma refeição num espaço de renome - isto para dizer que é bom o que lá se faz. Ainda assim, o que podem estranhar são os talheres de plástico… afinal de contas, seguimos as regras de quem vive atrás das grades.

Gourmet

João Sá já só procura "ser feliz a cozinhar"

No Sála, continua a mostrar-se Portugal e o resto do mundo no prato, agora com dois novos menus de degustação que fazem a ligação entre o passado e o presente de Lisboa.

Gourmet