Rude | Fotografia: Rita Chantre
Gourmet

Rude: o novo bar de vinhos naturais e de petiscos em que tudo é cru

Neste novo bar nos Anjos o adjetivo que dá nome ao espaço é para levar a sério. Os vinhos de baixa intervenção aliam-se à comida do chef Eugeniu Musteata, do grupo 100 Maneiras.

Há um novo bar de vinhos na zona dos Anjos, em Lisboa. O Rude, pensado por Gonçalo Salgado e Gil Correia, é um bar de vinhos biodinâmicos e de pouca intervenção. Os petiscos, servidos “quase todos a frio”, seguem as características do conceito que dá nome a este novo espaço.

A carta de vinhos, composta por cerca de 40 referências, a maior parte deles com pouca intervenção,  são de produtores de todo o país, como Apart#, Filipa Pato, António Maçanita, Dominó ou Niepoort. Para os que não querem uma garrafa, existem sempre seis a oito referências de vinho a copo que mudam diariamente.

Em matéria de comida, os petiscos são de inspiração portuguesa, com a mão de Eugeniu Musteata, chef do grupo 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic. Aqui, a cozinha é maioritariamente fria, servindo-se ostras, anchovas ou um tártaro de novilho especial. Também há presunto e toucinho oriundo dos arredores de Alcoutim ou uma cabeça de xara que tem feito sucesso. 

Além das saladas (há de beterraba, de cogollos e frango e uma salada mista especial), encontra-se ainda na carta uma sandes de pastrami tugoslava, isto é, um cachaço de porco a baixa temperatura dentro de um somun, um pão bósnio típico.

E porque a comida e a bebida não são tudo, a criar ambiente há todos os dias descobertas sonoras com curadoria do músico RAY, da loja vizinha Casa Tigre.

Coolhunting

De Bárbara Inês a Irina Shayk, há ganga e H&M no Coachella

Celebridades e influencers nacionais e internacionais têm partilhado as escolhas de moda para arrasar no festival Coachella e a ganga faz parte da seleção.

Gourmet