Restaurante Descarado | Fotografia: D.R.
Gourmet

Descarado é quem prova os novos pratos neste ponto de encontro

Voltamos sempre onde já fomos felizes e o Descarado já se afirma como restaurante de destino. A Versa esteve à mesa com o chef que apresenta as novidades de uma carta eclética e que a todos promete agradar.

Nas Docas de Santo Amaro, o Descarado já é espaço que dispensa apresentações, desde que se consolidou em 2022 como um restaurante de destino para comer, beber e dançar. Aliás, o público jovem conhece-o bem pela diversão noturna que oferece às sextas e sábados, com o Dj residente João Sequeira. Mas o descaramento agora é outro e serve de convite às famílias que procuram momentos de partilha à volta de uma boa mesa.

Há poucas desculpas para não se conhecer os novos pratos, já que, além de terem sido integrados na ementa da casa, fazem agora parte de um Menu Executivo que, por apenas €17,50, leva à mesa um couvert, um prato principal, entre 11 opções, bebida e café. “Nós transportámos para o Menu Executivo o que temos na carta. Normalmente, os restaurantes fazem um Menu Executivo com um prato especial do dia, já nós preferimos dar a conhecer neste almoço, a preço acessível, os pratos que temos aqui”, explica o chef Sandro Farinho.

Aqui, combinam-se técnicas e receitas do mundo e é por isso que, como assinala o chef, esta é uma ementa que promete “agradar gregos e troianos”.

“Não gosto muito de trabalhar com conceitos, focar-me muito na cozinha asiática, ou apenas na tradicional portuguesa ou só na francesa... Gosto, sim, de poder ter liberdade de criação e de trabalhar com um bocadinho de tudo . Desde o tradicional às influências da América do Sul ou às influências asiáticas. E ter, assim, uma carta que agrada ao grego e ao troiano. [O novo menu] é para aquele cliente que é mais tradicional e que gosta de um de um arroz de camarão ou de um leitão, mas também para aquele que gosta de experimentar coisas novas e que procura um ceviche ou a um Nasi Goreng de Atum. Há um bocadinho de tudo nesta ementa.”

Mas vamos a mais detalhes.

As apresentações dos novos pratos antecipam um repasto saboroso. Desde Salada César de Salmão, Polvo Crocante com Aioli às Asas de Frango com sweet chili, que integram as entradas de uma ementa que se inicia com um couvert bem recheado e elevado pela manteiga de queijo cabra.

Quanto aos pratos principais, além do Brás de Bacalhau agora no menu, chega-nos à mesa uma reinterpretação sofisticada de um Nasi Goreng de Atum, que nem por isso descura o sabor asiático que se anseia, e a Barriga de Leitão Confitada, mesmo à medida dos apreciadores de carne.

E, se é para fechar com chave de ouro, a escolha é entre o Creme Brulée de Manjericão com Gel de Morango e a Tábua de Queijos da nova ementa.

“O feedback tem sito muito positivo e melhorarmos a qualidade e o serviço do restaurante com esta carta nova. Um enorme upgrade!”, remata o chef.

Para reservas de mesa, também disponíveis para jantares de grupo, o espaço dispõe os seguintes contactos: 213970109 ou 925778834. O horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, a partir das 12h. De domingo a quarta, encerra à 01h, às quinta-feiras prolonga-se até às 2h e, de sexta a sábado, as portas estão abertas até às 4h. Para mais informações, segue o Instagram.
Evasão

Agenda Versa: oito coisas para fazer no fim de semana

De norte a sul do país, há exposições, concertos e peças de teatro para ver neste fim de semana. Eis as nossas sugestões.

Gourmet