Praia na Comporta | Fotografia: DR
Gourmet

No Praia na Comporta vais ficar mais tempo do que julgas. Palavra de Versa

Vir ao Praia na Comporta é escapar e escondermo-nos nas dunas mágicas desta região. É como estar num chalet acolhedor que desejamos que seja a nossa sala para receber família e amigos. É luz morna, decoração de Philippe Starck, cadeiras de design sueco e janelões entreabertos para o horizonte. Não se vem aqui apenas para comer, mas para conviver e contemplar. Para ficar e ver o pôr-do-sol em grande esplendor. Sem interrupções visuais.

A luz! Esta luz...

 Quando nos descreveram o Praia na Comporta como um chalet, ficámos curiosos: das colinas de Zermatt ou Chamonix para as dunas da Praia do Pego, na Comporta, vai alguma distância. As fotografias com os caiaques de madeira, lindos de morrer, pendurados no teto, aguçaram-nos a vontade de descobrir mais. Mas entrar neste chalet é uma experiência! Sobretudo, no início do ocaso, se soubermos esperar para ver o Sol desaparecer. A madeira dourada, as dunas em volta, o horizonte em tons de azul e laranja – damos por nós a nem escutar o staff que nos pergunta se os podemos acompanhar à mesa, de tão absortos que estamos por esta mágica receção.

Mas vamos lá começar

Se há algo que nos agarrou neste conceito de chalet com oferta Beach-to-Party é a carta de bebidas. Desde logo pela criatividade nos cocktails de assinatura, rara de se encontrar, como o Manjerico do Pego ou o Comporta Mule. Depois, porque finalmente nos deparamos com um espaço com champanhe (e não espumante) a copo! Aleluia. Por fim, porque a carta de vinhos é variada sem ser abusiva e complexa. Estamos na praia e assim  permitimo-nos a um pairing variado e a uma degustação, pois claro.

 Aqui começa-se com dois dedos de conversa e um copo primeiro. O jantar virá a seguir. Até lá temos tempo. O conceito e o espaço são para isso mesmo. Receber e relaxar. Fazer a luz do sol cair e não dar por isso. A noite vai começar. Já lá vamos aos pratos. Posso ver mais uma vez a carta de bebidas, por favor? A conversa está animada!

 Agora sim, os pratos

Sem demoras dizemos já o que tem de ser dito: o Arroz Negro de Carabineiro é divinal! Mais que o carabineiro, que ali nos olha sobre o arroz para lhe fazermos justiça à vida e o degustarmos. É o arroz em si. Delicado, ligeiramente acidificado com elementos cítricos para cortar a untuosidade. Magnificamente apurado e envolvido nos pedacinhos equilibrados de lula. Um must.

Mas antes disso, pois claro, há tempo para picar e partilhar. Afinal de contas, por aqui não se vem com pressa. A Salada de Abacate, Manga e Tomate é o acompanhamento ideal para as tostas e o pão do couvert. Aliás, nem se pode fugir ao mesmo, sobretudo pelo azeite da Malhadinha generosamente servido para se saborear uma e outra vez. Há ainda a Salada Russa de Gambas, a Burrata, o Carpaccio ou os Ovos Rotos para quem preferir mais proteína.

É uma carta que faz jus ao espaço. Direta e de elementos conhecidos. Não vimos aqui para nos complicarem a vida, antes para poder desfrutar sem grandes dilemas de escolhas. Temos o atum braseado, o Nasi Goreng, combinação de Tacos de Atum e Vegetarianos, e para os carnívoros o Ribeye, o Chuletón ou a Picanha. Para completar há Bimis salteados, Salada ou Batata frita. Os vegetarianos podem ainda optar pelo Linguine com trufa.

Os grupos de amigos estão com sorte. O Praia na Comporta tem a opção da Sobremesa Mix, que traz para a mesa um pouco de todas as sobremesas para partilhar: a cookie de chocolate, o pudim Abade de  Priscos, os gelados e o petit gâteau de caramelo.

 Veredicto VERSA

Para um copo ou dois e vários dedos de conversa, para jantar, para se deixar estar.

 A ter em conta

- Reserva obrigatória.

 Repetimos e recomendamos  

 - O azeite da Malhadinha Nova;

- Carta de vinhos a copo;

 - Os cocktails de assinatura;

- O espaço! Aproveitem o espaço com o pôr-do-sol;

- O arroz negro de carabineiro.

 

Gourmet

Para a imprensa estrangeira este é o melhor restaurante de Lisboa

Ainda não tem estrela Michelin, mas para a Condé Nast Traveller este é o melhor restaurante de Lisboa, numa lista que inclui outras 26 opções.

Gourmet