Restaurante Jay Fai, em Banguecoque | Fotografia: Jay Fai/ Instagram
Gourmet

O que cozinha a senhora de 78 anos num restaurante de rua com estrela Michelin?

O restaurante de rua tornou-se um fenómeno reconhecido por turistas e locais depois de ser distinguido com uma estrela Michelin.

A prova de que a comida de rua pode ser elevada a um patamar normalmente reservado apenas aos grandes chefes de cozinha encontra-se na Tailândia. Em dezembro de 2018, a cozinheira tailandesa Jay Fai conquistou uma estrela Michelin para o seu restaurante de rua Raan Jay Fai na zona de Phra Nakhon, em Banguecoque.

A dona do estabelecimento é Supina Junsuta, também conhecida por Jay Fai, uma cozinheira com 78 anos, que é tida como a rainha das omeletes de caranguejo. Cada omelete, o prato estrela do restaurante, custava, em 2018, 800 baht, cerca de €21, um valor que pode ser considerado elevado na Tailândia.

Com o reconhecimento do Guia Michelin, o restaurante de rua teve a necessidade de introduzir um sistema de marcações e a filha da cozinheira despediu-se do seu trabalho para ajudar a mãe. Mas também trouxe consequências negativas, levando a que poucos meses depois de receber a distinção Jay Fai quisesse devolver a estrela Michelin.

De acordo com a CNN Brasil, por dia são atendidas cerca de 100 mesas e uma refeição com dois pratos e duas bebidas em 2023 custava cerca de €33.

Design e Artes

Mais um fenómeno Mercadona? Este detergente pode ser um ambientador para a casa

O novo detergente lava tudo da Mercadona partilha a mesma fragrância com o perfumador de roupa que se tornou um sucesso.

Gourmet