Manjerico
Gourmet

Afinal, andamos todos a cheirar o manjerico de forma errada

Entre bailaricos, quadras e sardinhadas há sempre uma pergunta que se impõe: podemos ou não cheirar o manjerico?

Certamente que já ouviste dizer que não deves cheirar o manjerico diretamente senão ele morre. O correto seria tocar-lhe com a palma da tua mão e cheirá-lo.

Mas, na verdade, tudo não passa de um mito que pode ter nascido do facto de o manjerico ter um ciclo de vida muito curto ou ser uma planta mais sensível. Ou seja, mesmo que seja muito bem tratado, só floresce uma vez e morre de seguida. Não há nada a fazer, é a natureza.

Esta pequena planta de cor verde tão típica dos Santos Populares é, na realidade, originária da Índia. É uma erva aromática como os coentros, a salsa ou os orégãos. As suas folhas são comestíveis e podem ajudar a aliviar sintomas de doenças como a gripe, constipações e problemas digestivos. Além disso é um ótimo repelente de insetos natural, motivo pelo qual muitas pessoas a colocam em floreiras próximas de janelas e portadas.

Pode e deve ser tratada como qualquer planta ornamental e aromática, cheirada e tocada à vontade. Mas é claro que se for muito mexida, como qualquer outra, pode perder a vivacidade e durar menos tempo.

Se quiseres que o teu manjerico aguente mais uns tempos, são recomendados alguns cuidados redobrados com o solo, quantidade de água, luz solar e temperatura. E podes sempre cheirá-lo à vontade.

Nécessaire

É português o segredo mais bem guardado da cosmética sustentável

Raisi é a nova marca portuguesa de cosméticos que acaba de chegar ao mercado com uma revolucionária rotina de pele, simples e descomplicada.

Gourmet