Granola Vs Muelis | Edição: Vasco dos Santos
Gourmet

Granola Vs. Muesli: quem vence a batalha?

A Versa desafiou uma nutricionista a clarificar qual a melhor opção: granola ou muesli. Teremos um vencedor?

Uma ida ao supermercado pode ser desafiante para quem tem como meta de ano novo seguir uma alimentação mais saudável. Afinal, que iogurtes escolher? Qual o melhor queijo? E devemos optar por granola ou muesli?  

No que toca a estes últimos, a oferta no mercado é vasta e confusa, mas uma coisa é certa: quanto menos e mais naturais forem os ingredientes, mais saudável será a opção. 

A Versa colocou os dois em batalha e tentámos perceber com uma nutricionista qual sairia vencedor. 

Granola Vs. Muesli: qual é o melhor? 

De acordo com a nutricionista Lilian Barros, parece que um não é melhor do que outro, mas há ofertas melhores entre cada um.

"Mais importante do que escolher entre muesli e granola é mesmo saber escolher qual a melhor opção de muesli e/ou de granola, já que os ingredientes utilizados em combinação com os flocos de cereais são os grandes responsáveis pela composição nutricional do produto final”, refere.  

Uma granola ou muesli feitos em casa – com canela, raspa de limão/laranja, essência de baunilha, coco, cacau, puré de maçã ou banana para adoçar, de acordo com a nutricionista – serão sempre melhores opções, mas, quando o tempo não é aliado de uma alimentação mais saudável, o essencial é ter as ferramentas para saber escolher a melhor opção do supermercado.  

Regra geral, as granolas e mueslis têm elevadas adições de açúcar, além daquele já presente na fruta desidratada, mas este não é o único fator nutricional a ter em conta.  

"A granola tende a ter maior adição de óleos e outras gorduras e, consequentemente, tende também a ser mais calórica do que o muesli. Por estes motivos, o muesli é normalmente melhor opção”, refere Lilian Barros.

Para além do mais, muitas opções, principalmente as granolas, contêm outros aditivos, como chocolate, pelo que é fundamental consultar sempre “a lista de ingredientes e a declaração nutricional para percebermos se o produto é de facto uma boa opção”, aconselha a nutricionista.  

Quando introduzir granola ou muesli no diário alimentar  

Depois de escolhida uma granola ou um muesli que não tenha uma elevada adição de açúcar ou elevados níveis de gordura ou óleo, como adicionar a uma dieta diária mais saudável?

A resposta é dada pela nutricionista.  

"Tanto um como o outro poderá ser usado como fonte de fibra e hidratos de carbono de absorção lenta (aveia) e de absorção rápida (fruta desidratada), bem como fonte de gordura (caso tenham frutos gordos e/ou sementes adicionados). Assim, podem ser uma excelente opção de pré treino ou de pequeno-almoço”, diz Lilian Barros.  

Se optares por consumir na primeira refeição do dia, deves acompanhar a granola ou muesli com uma fonte proteica, como iogurte, kefir, leite ou bebida vegetal, segundo a nutricionista.  

Não são só as calorias que importam  

Além da lista de ingredientes e das calorias de cada opção, importa comer as quantidades certas de granola ou de muesli. 

O “certo” vai variar de pessoa para pessoa, mas a quantidade média será de 30 gramas. 

“As quantidades devem variar de acordo com os objetivos nutricionais, nomeadamente ganho de peso Vs. perda de peso, bem como consoante a altura do dia e o propósito com que são ingeridos", remata a nutricionista.  

Quanto às melhores opções, na galeria encontras várias referências que deves ter em conta numa próxima ida às compras. 

Coolhunting

Há qualquer coisa de especial no look de Ed Westwick

Ao ver Ed Westwick a caminhar nas ruas de Milão é difícil tirar os olhos das calças. Porquê? Talvez a razão seja... Armani.

Gourmet