Antonella e a Susanna, fundadoras da Tiramisusi | Fotografia: D.R.
Gourmet

Fiel tiramisù que nos adoça o paladar uniu mãe e filha após 10 anos

Antonella e Susanna, mãe e filha italianas, trouxeram para Portugal a receita de família do famoso tiramisù. Se já não é fácil resisitir, imagine-se às refeições prontas.

O arroz doce, o leite de creme, a baba de camelo... Há sabores que fazem mais sentido com a família em redor da mesa. Mas este é um cenário português. Em Itália, no centro da mesa há outra sobremesa que adoça o paladar e que faz parte das recordações de Antonella e Susanna, mãe e filha italianas fundadoras do projeto Tiramisusi

“A Tiramisusi é um projeto que tem muito mais anos do que aqueles escritos em papel. Nasceu em Itália, com a presença constante de um tiramisù na nossa mesa. Para nós comer tiramisù é uma recordação, um sentimento, uma viagem a Itália, que nunca falha em ‘puxar-nos para cima’ (o significado literal de ‘tira-mi-sù’)”, dizem à VERSA.

A vontade de partilhar com mais pessoas essas recordações surgiu em janeiro de 2021, quando mãe e filha conceberam o conceito de delivery e take away da Tiramisusi e tomaram a decisão de reencontrarem-se em Lisboa após 10 anos, desde que deixaram uma pequena cidade nos Alpes, no norte da Itália, chamada Tirano.

"Depois de mais de 10 anos longe uma da outra – a Antonella em Nerja, Espanha, para onde se mudou para ficar mais perto do mar e aproveitar o clima quente, e onde teve uma pequena empresa de apartamentos de férias, e a Susanna em Londres, para onde foi estudar design, e onde permaneceu para desenvolver a sua carreira como designer gráfica e diretora criativa – reencontrámo-nos em Lisboa. Sempre quisemos fazer algo juntas e a oportunidade veio com a Tiramisusi”, contam mãe, 58 anos, e filha, 37 anos.  

O nome é inspirado na história da família de Antonella e Susanna e o objetivo é oferecer “comida italiana de conforto pronta a ser entregue nas casas portuguesas para desfrutar ao máximo o tempo com família e amigos à mesa enquanto a mãe Antonella trata da preparação”.  

Antonella é então a responsável pela cozinha e pela operação do dia a dia, já Susanna cuida da marca, do marketing e do desenvolvimento do negócio, que concilia com a sua profissão como designer e diretora criativa independente.  

É mesmo preciso um segredo para um bom negócio?

Costuma dizer-se que o “segredo é a alma do negócio”, mas na verdade a Tiramisusi partilha-os todos, sem prejuízo para as vendas, porque só de ver cada pedaço de tiramisù é de ficar com água na boca. 

Tiramisù da Tiramisusi | Fotografia: D.R.

Mas qual a razão do sucesso da Tiramisusi, que vende esta sobremesa ao mesmo ritmo de pãezinhos quentes em Portugal? 

“Tudo o que fazemos segue a mesma filosofia e integridade: respeitamos a tradição da nossa própria família e temos muito cuidado na escolha das matérias-primas”, começam por dizer.  

A base da receita do projeto é a confeção caseira, que na definição da Tiramisusi significa, por exemplo, fazer os próprios biscoitos usados no tiramisù, com uma farinha especialmente selecionada, de Paulino Horta, para que os biscoitos embebam a “quantidade certa de café, mantendo a sua estrutura quando cobertos com creme”, explicam mãe e filha. 

Com a seleção do café, da Flor da Selva, torrado em Lisboa, o rigor não foi diferente.  

“O tiramisù é uma sobremesa que evolui ao longo das horas, os ingredientes devem funcionar em sinergia. Para nós era importante que o gosto do café pudesse ser sentido mesmo depois de horas em que os biscoitos encharcados estivessem em contato com o creme, sem, no entanto, se sobrepor aos demais sabores”, referem.

 

Quanto ao cacao, é orgânico e fairtrade, e o creme de mascarpone é confecionado apenas com açúcar, ovos e queijo mascarpone "como deve ser para ficar leve como uma nuvem". 

“O procedimento em si é simples, mas como qualquer coisa simples, o segredo está nos detalhes, e a mãe Antonella tem uma grande paixão pelos pormenores que fazem a diferença, e pela generosidade – nós gostamos do tiramisù com mesmo muito creme”, diz Susanna.

Não há sobremesa sem... 

Sempre nos ensinaram que não há sobremesa sem comer tudo o que está no prato e no que toca a pratos também os da Tiramisusi seguem as receitas tradicionais italianas.  

Lasagne alla Bolognese, Cannelloni di Ricotta e Spinaci, e Parmigiana di Melanzane (prato clássico italiano, repleto de sabores mediterrâneos e cheio de umami [que suscita sensação de "satisfação"]) são algumas das receitas disponíveis na carta de delivery e take away da Tiramisusi, para além da massa feita à mão e os molhos.  

"Depois do tiramisù, Le Lasagne alla Bolognese é o best seller. É o prato italiano mais conhecido (e por uma boa razão) e representa na perfeição a emoção e a alegria das refeições com amigos e familiares”, referem Antonella e Susanna.  

Le Lasagne alla Bolognese, Tiramisusi | Fotografia: D.R.

Quem no final da refeição quiser por vezes variar, pode ainda pedir a Panna Cotta.  

Fome de mais? Não faltam novidades 

Tal como a Tiramisusi não é só sobre tiramisù, também não é só sobre refeições prontas a comer. É também um local onde podemos aprender mais sobre a gastronomia italiana e essa é, precisamente, uma das novidades do projeto.  

"Este ano introduzimos workshops de massa fresca, que estão a ser um grande sucesso, e que lançámos no Porto também. Os planos para o futuro incluem novas receitas, mais workshops e colaborações”, avançam. 

A Tiramisusi tem uma ‘cucina’ aberta ao público em Algés e também é possível pedir entregas na zona de Lisboa, Oeiras e nas linhas de Sintra e Cascais. Uma selecção de produtos está igualmente disponível, sem reserva, num Click & Collect em Alvalade (aberto todos os dias das 11h às 23h45 e nas plataformas de delivery)

Já no Porto, a Tiramisusi está na rua de Faria Guimarães, e são efetuadas entregas todos os dias.  

Encomendas zona de Lisboa: shop.tiramisusi.pt  

Encomendas zona do Porto: take.app/tiramisusiporto 

Instagram: @tiramisusi.pt

Whatsapp: 936 819 028 

Coolhunting

Peça de roupa viral no TikTok já faz parte do guarda-roupa de Margarida Corceiro

Esta peça de roupa já se tornou um sucesso nas redes sociais e até Margarida Corceiro já adquiriu este must-have para todas as estações.

Gourmet