Sopa | Fotografia: Veronique DURRUTY/Gamma-Rapho via Getty Images
Gourmet

Esta sopa foi feita há 50 anos e há quem faça fila para a provar

Pode uma sopa estar a cozinhar há 50 anos? Pode, é sinónimo de paciência, cuidado e também de muito sabor. Quem o diz é quem já a provou.

Quando falamos em tradições gastronómicas, não falamos apenas na forma como se faz uma receita. No entender do restaurante Wattana Panich, em Banguecoque, capital da Tailândia, tradição é também o que mantém a receita viva.

Há 50 anos que neste restaurante se cozinha uma sopa de noodles no mesmo caldo, chamada de "sopa eterna", uma tradição que é de toda a cidade e que começou  em tabernas e pousadas nas quais os viajantes paravam para uma refeição quente e rica em sabor.

E caso te estejas a questionar, sim, esta é também uma refeição segura. 

"Muitas pessoas acham que nunca limpamos a panela", começa por dizer Nattapong Kaweeantawong, na terceira geração de proprietários do restaurante Wattana Panich, numa entrevista ao NPR. "Mas limpamos a panela todas as noites. Reservamos a sopa e deixamos a panela a ferver durante a noite", esclarece. 

 

É a partir dessa fervura que se forma um pequeno caldo que preserva o mesmo sabor de há 50 anos, ao qual são adicionados todos os dias apenas água e novos ingredientes que ficam a cozinhar em lume brando, incluindo vegetais, especiarias e temperos (como alho, canela, pimenta e coentros) e a carne.

"Para deixá-la macia, cozinhamos a carne durante cerca de sete horas. Colocamos tudo na panela para que absorva todos os sabores", explica Nattapong. 

Tudo isto explica o sucesso da "sopa eterna" do restaurante Wattana Panich, que lhe tem valido distinções do guia Michelin e comentários como "sem dúvida a melhor sopa de massa com carne do mundo", segundo um viajante australiano no NPR, ou "é um dos melhores caldos de massa de carne que já comi", refere o CEO of Alliance Global Group, Kevin Tan, que viajou em março para a Tailândia e fez questão de colocar a famosa sopa no roteiro.

 

Apesar de parecer estranho servir-se uma sopa com o mesmo caldo de há décadas, a comida que "envelhece" não é algo assim tão incomum na cozinha asiática, nem sequer na cozinha portuguesa. Em ambas temos como exemplos os fermentados, como o kimchi (couve fermentada) ou os pickles, respetivamente, que com os devidos cuidados de conservação mantêm-se saudáveis e ainda mais ricos nutricionalmente quanto mais tempo passar.

 

Design e Artes

Rainha Camilla exibe joia única para um dia de coincidências

Camilla passou o aniversário a trabalhar, mas este pode ter sido o look mais majestoso de sempre de uma aniversariante.

Gourmet

IOL Footer MIN