Em 2023, à conta da inflação, da guerra na Europa e dos efeitos da pandemia que ainda se faziam sentir, os hábitos de consumo dos portugueses mudaram, sobretudo em matéria de alimentação.
A compra de comidas congeladas e prontas registaram um aumento de 5,8% e de 28,6% respetivamente, face ao ano de 2019, de acordo com um artigo do Notícias ao Minuto. A par desta alteração no perfil de consumo dos portugueses, produtos de mercearia básicos como arroz, massa, conservas, azeites e óleos foram dos mais procurados nos supermercados nacionais no mesmo ano, a par de papel higiénico, café em cápsulas, frutas e vegetais.
Tendo estes dados em conta, elaborámos um cesto de compra digital em dois dos principais supermercados nacionais para perceber onde é possível poupar mais. Pusemos no cesto guardanapos, um saco de cenouras, bananas, leite, azeite, arroz agulha, beringela, feijão verde, curgete verde, nabo, esparguete e papel higiénico. No Continente, um cesto com estes artigos custa €22,86.
Através do Mercadão, a loja online do Pingo Doce, colocámos num cesto os mesmos produtos de marca própria. O valor apresentado foi de €17,14, o que se traduz numa poupança de €5,72.
Artigo atualizado a 20 de setembro com uma correção do preço de uma embalagem de 500g feijão verde à venda no Pingo Doce.