A maior parte das pessoas descasca o kiwi antes de o comer, e está tudo bem. Mas, aparentemente, a casca ou pele, como lhe quiseres chamar, está carregada de vitaminas e de outros nutrientes que desempenham funções benéficas para o nosso organismo.
Estudos indicam que tem mais benefícios nutricionais do que a polpa e uma maior concentração de fibras, minerais, vitamina B9 e vitamina E. Um artigo da Faculdade de Ciências vai até mais longe e indica que, ao comeres também a casca de um kiwi, aumentas o consumo de fibra em 50%, de vitamina B9 em 32% e de vitamina E em 34%.
Além disso, um consumo moderado de kiwi ajuda-te a aumentar as defesas do corpo, a prevenir a prisão de ventre, a reduzir o colesterol, a diminuir o stress e ainda te deixa a pele mais bonita. E atentem nisto: tem um baixo teor calórico.
Poderás achar que comer a penugem que envolve esta fruta é meio desagradável, e até pode ser. Mas há solução. Passa uma escova de vegetais ou um pano limpo, de forma suave, no kiwi, e a superfície deverá ficar relativamente lisa. Depois, é só desfrutar.
Mas atenção: para além de todos os nutrientes, a casca do kiwi tem também um alto teor de oxalato, uma substância que se tende a ligar ao cálcio presente no organismo e que pode levar à formação de pedras nos rins.
Seja como for, com ou sem casca, o kiwi é um fruto cheio de benefícios.