Na Herdade da Fonte Santa, no Vimieiro, Alentejo, casa da Mainova, pensa-se o vinho de uma forma descomplicada. Bárbara Monteiro tem sido a grande responsável por essa abordagem, trabalhando com António Maçanita na produção dos vinhos Mainova, lançados em 2020. Dois anos depois das primeiras experiências, a Mainova acaba de lançar para o mercado os Mainada, uma nova gama de três vinhos monovarietais.
Tratando-se de vinhos com pouca intervenção e veganos, à semelhança das restantes referências da marca, os novos Mainada de 2020 são “descomplicados”. O Mainada Baga (€22,60), explica a marca em comunicado, é “fresco e terroso”, já o Touriga Nacional (€20,95) “é uma proposta exuberante com notas florais”. O Trincadeira Preta (€25,55), por sua vez, revela-se pela sua elegância e frescura”, sendo o primeiro vinho da Mainova a obter certificação orgânica.
Não se tratando de uma novidade, o verão assinala também o regresso de um vinho de sucesso da Mainova. O Moinante Rosé Castelão (€14,90) tem agora um novo rótulo, tendo sido engarrafado numa garrafa escura que não deixa ver a sua cor.
Ao todo, e ao fim de dois anos de vida, são já quatro as gamas de vinho da marca alentejana: Mainova (branco, tinto e Verdelho), Milmat Reserva (tinto e branco) e Moinante (rosé Castelão, Encruzado, curtimenta e dupla curtimenta). Tendo 90 hectares de olival, há também duas variedades de azeite para conhecer ( Clássico e Early Harvest).
Os vinhos e azeites Mainova podem ser adquiridos online através do site da marca. Desde o início do ano que é possível visitar a Wine Art Gallery, o projeto de enoturismo, que inclui um programa com visitas à adega, bem como provas de vinho e azeite, a possibilidade de participar nas vindimas ou fazer uma refeição com pairing de vinhos.