Quinta do Ventozelo, fotografia de Luís Ferraz.
Gourmet

Há um novo monocasta da Quinta de Ventozelo para conhecer

O novo Rabigato de 2021 chega agora ao mercado. Um vinho fresco e mineral para o verão.

A Quinta de Ventozelo, em Ervedosa do Douro, é um lugar característico, como aqui explicamos. Estendendo-se por 400 hectares, dos quais 200 são ocupados por vinhas, é uma das mais antigas e maiores propriedades da região e a aposta na viticultura tem sido uma prioridade desde que a empresa Gran Cruz adquiriu a quinta em 2014. É, aliás, desde essa altura que a Quinta de Ventozelo tem trabalhado em vinhos monovarietais. Oito anos depois, o Rabigato Douro Doc é a mais recente adição ao leque de oito monocastas da quinta.

A partir de agora, o Rabigato junta-se ao Malvasia e Viosinho, em matéria de brancos. Já nos tintos,  O Rabigato de 2021,casta com pouca expressão a nível nacional, estando mais concentrada na região de Trás-os-Montes, ocupa agora na Quinta de Ventozelo cerca de 1,5% da área total de vinho da propriedade.

Plantada a 240 metros de altitude, com cor cítrica, o novo monovarietal de Ventozelo “apresenta um aroma tropical intenso no nariz, rementendo para notas de ananás”, explica a marca em comunicado. Na boca, revela uma acidez que se prolonga e uma estrutura complexa, indo buscar frescura e mineralidade, que se adaptam a pratos de carnes brancas, peixes grelhados ou marisco. 

Poderá encontrá-lo, a partir desta semana, nas principais garrafeiras desde €12 ou na loja online da Gran Cruz.

 

Evasão

Estas são as praias portuguesas que merecem uma visita tua

Vamos juntar uns amigos e visitar as praias mais bonitas de Portugal? Sim, claro!

Gourmet