Vinho | Fotografia: Pexels
Gourmet

Porque esconde este vinho português um tesouro?

Imagina um vinho que não revela o nome antes de comprares. Já existe e é um verdadeiro tesouro.

Um vinho que se descobre ainda antes de abrir a rolha é um caso raro. Mas é precisamente aquilo que acontece com o vinho Exemplar Alvarinho Branco 2020, produzido pela Provam.

Falamos de um vinho especial da região dos Vinhos Verdes, com dedo do enólogo Abel Codesso. Antes de qualquer descrição sobre o conteúdo, uma das notas em destaque sobre este vinho é o rótulo, uma vez que esconde um segredo.

Ao contrário da maioria dos vinhos, o nome Exemplar não aparece à primeira vista, é preciso rasgar a abertura secreta do rótulo para descobrir um tesouro em papel dourado que nos informa sobre a denominação deste monocasta e a região da qual provém, Monção e Melgaço, para além de incluir uma frase inspiradora.

"Quando a origem encontra o tempo, nasce a excelência", pode ler-se.

 

Essa excelência anunciada diz respeito então ao conteúdo, tratando-se um vinho que no nariz mostra notas de fruta branca em calda e alguma tosta e que na boca se revela seco, volumoso e com estrutura, para além de ter acidez média e um final longo.

Este é um vinho proveniente apenas de uma parcela da casta Alvarinho, tendo estagiado em garrafa durante 12 meses. Quanto ao preço? €29,90.

Para os fãs de vinho, o Exemplar leva a experiência a outro patamar, mas os que mostramos na galeria de imagens não ficam atrás. 

 

Nécessaire

Com este produto não precisas de base e ainda hidratas a pele

O que a tua pele precisa para começar o dia? Talvez de um só produto, que até dispensa o uso de base. Não tens de quê.

Gourmet