Muitos ainda não eram nascidos quando se começou a preparar um vinho especial que chega, finalmente, ao mercado. Colocado em barricas de carvalho há 84 anos, foi preciso tempo para o Vale D. Maria Old White Porto Colheita 1940 se tornar num Very Old Wine Porto.
Esta designação é dada a vinhos raros e muito difíceis de encontrar em boas condições para que possam ser engarrafados, mas o Vale D. Maria Old White Porto Colheita 1940 provou que envelhecer nunca fez tão bem e é essencial para ficar no ponto.
Em mais de 80 anos ganhou uma tonalidade mais escura, entre âmbar e reflexos amarelos e ainda um aroma opulento, com notas cítricas e um núcleo de mel, exibindo características de frutas secas e caramelizadas. Agora que já se pode provar, na boca revela-se equilibrado, com boa frescura e harmonia, e deixa ainda um final bastante longo e agradável.
As memórias de quem colocou este vinho a envelhecer em pipas antigas de vinho do Porto foram só o início da jornada, e mais serão criadas assim que os cinco sentidos de quem provar este Porto exclusivo forem despertados.
O Vale D. Maria Old White Porto Colheita 1940 é de tal forma único que há apenas 300 garrafas à venda e mais especial ainda porque cada garrafa é numerada e envolve um processo manual, do engarrafamento ao manuseio. A atenção ao detalhe culmina com a embalagem, uma caixa de madeira finalizada com madeira de pau santo e o interior revestido com tecido aveludado preto.
Temos dúvidas de que exista melhor presente para oferecer a alguém e sendo este um produto tão raro, o preço acompanha, tornando-se um produto que nos faz sonhar ou o presente ideal para uma família oferecer a um verdadeiro amante de vinho do Porto. O Vale D. Maria Old White Porto Colheita 1940 custa €640 (P.V.P.R).