Há coisas mais valiosas do que o ouro. Pelo menos para os jurados do Concurso Vinhos de Portugal, que na 11.º edição atribuem o prémio Grande Ouro a vinhos nacionais.
Entre as 32 medalhas entregues na categoria de Grande Ouro, uma delas foi para o Chocapalha Reserva Branco 2022, um vinho da região de Lisboa, que é resultado do trabalho dos enólogos Sandra Tavares da Silva e Miguel Cavaco.
Com fermentação em barricas de carvalho francês e estágio nas mesmas barricas em contacto com as borras finas, durante 9 meses, com "batonnage", este vinho revela uma grande intensidade de cor, assim como equilíbrio, boa acidez e mineralidade e um longo final de boca.
Tudo isto lhe valeu a distinção acima do ouro, mas não foi o único a recebê-la. Também foram medalhados com Grande Ouro os vinhos Altas Quintas Reserva Tinto 2019, Anselmo Mendes Loureiro Private Branco 2020, Bacalhôa Alicante Bouschet Tinto 2019 ou Brutalis Tinto 2020. A diferença é que um copo do Chocapalha Reserva Branco 2022 está ao passo de uma ida ao supermercado.
O vinho premiado está à venda no Continente, por €18,69.
Por lá poderás ainda encontrar outras referências premiadas, uma vez que para além das 32 medalhas Grande Ouro, no total das 383 distinções estão ainda 95 medalhas de Ouro e 256 medalhas de Prata. Podes consultar toda a lista aqui.