A revista especializada em vinhos, gastronomia e viagem Falstaff, considera o Quinta do Vale Meão tinto 2021 um dos melhores de Portugal, personificando uma nova geração de vinhos nacionais mais refinados, frescos e expressivos.
Para a revista original de Zurique, na Suíça, este vinho traduz a complexidade do terroir duriense, combinando a tradicional riqueza dos vinhos do Douro com uma modernidade que surpreende os paladares mais exigentes. “O Quinta do Vale Meão 2021 é um vinho excepcional que captura a essência da enologia portuguesa moderna. Com uma tonalidade rubi escuro, revela uma complexidade sensorial impressionante.”
No nariz, apresenta notas de frutas escuras maduras - amora, cassis, mirtilos e cereja preta - complementadas por sutis nuances de café torrado, mocha e baunilha delicada. A revista Falstaff destaca a sua extraordinária amplitude no palato, combinando elegância e concentração excepcionais.
A sua acidez madura e perfeitamente integrada, aliada a taninos finos e sofisticados, conferem ao vinho uma profundidade e extensão notáveis. Notas herbáceas complementam a sua estrutura complexa, resultando no que a publicação denomina como “um clássico grandioso”.
Seguindo a tendência dos vinhos portugueses contemporâneos - mais refinados, frescos e expressivos - o Quinta do Vale Meão 2021 representa a excelência enológica do Douro, destaca a Falstaff. Mas para experienciar um vinho com estas características há que pagar mais de €150 por garrafa.