Essência do Vinho Fotografia: DR
Gourmet

Três dias para conhecer o melhor vinho que se faz por cá (e lá fora)

A partir de sábado e até segunda-feira, o Centro de Congressos de Lisboa, em Belém recebe a Essência do Vinho e é o centro do mundo dos vinhos em Portugal.

No próximo sábado, dia 22, até segunda-feira, dia 24, o Centro de Congressos de Lisboa, em Belém, recebe a 23.ª edição da Essência do Vinho – Lisboa, um festival vínico organizado pela Revista de Vinhos, em que os produtores das várias regiões nacionais são os protagonistas, sem esquecer as também presenças de peso de produtores estrangeiros de renome.

Passando pelos vinhos da Beira Interior, conhecidos pela sua altitude e cunho granítico, aos vinhos atlânticos da região de Lisboa; percorrendo os vários perfis dos Vinhos Verdes, não esquecendo a elegância dos vinhos da Bairrada ou as castas menos óbvias do Dão e o património de vinhas velhas de Trás-os-Montes, todas as regiões portuguesas serão tema de provas comentadas, reunindo vinhos emblemáticos, novas propostas, colheitas antigas e lançamentos recentes.

Contemplado no programa estão também provas verticais da Casa da Passarella e do projeto Caminhos Cruzados, bem como novidades da Quinta do Cardo e da Herdade Aldeia de Cima. Os vinhos do Porto da família Symington e os investidores brasileiros em Portugal – Menin, Juliana Kelmann, Qalt e Textura – serão outros dos temas em destaque.

Do estrangeiro, merece atenção a vinda a Lisboa de Marjan Simcic, produtor de vinhos da Eslovénia, da região de Goriška Brda. Haverá ainda tempo para uma prova com produtores da Borgonha, como Camille Giroud, Domaine Pavelot, Marc Roy, Marchand-Tawse, Lavantureux e Taupenot-Merme. Da vizinha Espanha, chegam os Remírez de Ganuza. Está ainda prevista uma prova com casas de referência de Champagne representadas em Portugal.
 
Nas Conversas com Sommeliers, serão abordados estilos e tipologias de vinhos de maneira informal e descomplicada. Nas sessões Taste Drive, as equipas da Revista de Vinhos e da Gula contrapõem dois vinhos, deixando ao público a decisão de votar no vencedor de cada duelo. Na zona “Mundo Natural”, estarão presentes 20 produtores de vinho de intervenção mínima.
 
Quando a fome apertar, encontras na zona de restauração a Boutique do Chocolate, a Fromagerie Maítre Renard, a Ginga d´Óbidos, Ostras sobre Rodas, Sabor Serrano e Varofumeiro.

A Essência do Vinho – Lisboa tem lugar entre as 15h e as 21h. Na segunda-feira, 24 de outubro, o dia é reservado a profissionais, entre as 11h e as 18h. Os ingressos de entrada têm o custo de €15 e dão direito a um copo de prova Riedel. Podem ser adquiridos à chegada ou no site do evento.

Coolhunting

BYOU e digital influencer Mafalda Patrício lançam nova coleção

Depois de "Miracle", temos "La vida Boémia", a mais recente coleção da marca portuguesa BYOU, em parceria com Mafalda Patrício.

Gourmet