O chef João Oliveira
Gourmet

No Vista, a cozinha portuguesa funde-se com os sabores do Médio Oriente

A 9 de outubro realiza-se o primeiro jantar Chefs Guest, com a presença do chef turco Maksut Aşka, do restaurante Neolokal, em Istambul.

O Vista Restaurante, em Portimão, está a preparar um conjunto de jantares especiais em que convida chefs internacionais de renome. O primeiro Guest Chef Series, como se intitula a iniciativa, acontece já a 9 de outubro, juntando o chef residente João Oliveira ao chef turco Maksut Aşka, do restaurante Neolokal, em Istambul.

No dia anterior ao jantar, os chefs irão visitar vários produtores da região, privilegiando o peixe e marisco, típicos do Algarve.

Maksut Aşka abriu o seu primeiro restaurante em 2007. Foi, contudo, no Sekizistanbul que o chef começou a desenvolver um conceito próprio, cunhado como 'neolocal', no qual o respeito pelas suas origens, tradições e memórias, com uma abordagem atual, é o porta-estandarte da sua cozinha.
 
Recentemente, abriu o Neolokal, um dos restaurantes na lista dos 50Best Discovery, no Salt Galata Museum, em Istambul, com vista para o estuário Golden Horn. 

Já João Oliveira é o chef do Vista desde 2015. Dois anos depois, em 2017, com 30 anos, conseguiu a primeira estrela Michelin para o restaurante localizado sobre a Praia da Rocha, em Portimão.

O jantar tem um custo de €230, com harmonização de vinhos incluída, e é limitado a 20 comensais.

RELACIONADOS

Gourmet