Glenfiddich Time Re:Imagined Fotografia: DR
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Os novos whiskies da Glenfiddich são uma lição sobre a importância do tempo

Time Re:Imagined apresenta maltes com 30, 40 e 50 anos e os preços podem ir até aos €40.000.

A marca escocesa de whisky, Glenfiddich, anunciou o lançamento de três single malts de luxo, cujo conceito orbita em torno do tempo. A coleção Time Re:Imagined, composta por maltes com 30, 40 e 50 anos, com os preços a começarem nas £930 (€1.077), indo até às £35.000 (cerca de €40.000), chama a atenção para a interpretação do conceito de tempo e como este influi na transformação dos whiskies.

Os whiskies foram maturados na localidade de Speyside, sendo apresentados em embalagens com um design arrojado, que permite diferentes interpretações do conceito de tempo. “ A natureza e o tempo têm um enorme papel no sabor que o whisky adquire. Glenfiddich Time Re:Imagined presta homenagem a este processo e ao líquido requintado que ajuda a criar”, afirmou Brian Kinsman, Master Blender da Glenfiddich, por ocasião do lançamento da nova coleção da marca que integra a destilaria William Grant & Sons, detida pela família Gordon.

O Glenfiddich Suspended Time de 30 anos demonstra a expressão mais nova da influência do tempo, quando se decide que o whisky está pronto para ser engarrafado, parando a sua maturação. Na prova, é descrito como tendo um sabor “profundo, amadeirado” que se "entrelaça com tons florais, numa combinação complexa”.

A gama Cumulative Time, com 40 anos, inspira-se numa técnica em que os restos de whiskies antigos são usados em novos barris. O sabor remete para notas de lotes antigos, denotando-se uma evolução de “notas profundas de frutas secas a bolos de frutas, tâmaras, passas e maçãs cozidas, antes de dar lugar a notas secas de carvalho, com notas subtis de chocolate amargo e trufa”.

A expressão mais rara da passagem do tempo pode ser encontrada no Glenfiddich de 50 anos, de nome Simultaneous Time (à venda por cerca de €40.500), um blend de whiskies oriundos de três barris de carvalho americano envelhecido, que estagia ainda em barris de carvalho americano por mais dois anos. Esta mistura, da qual se produziram apenas 220 garrafas, dá origem a um “whisky complexo com uma doçura persistente no paladar”. 

O design das embalagens foi criado por Manuel Jiménez García, que introduziu dados meteorológicos dos últimos 50 anos num algoritmo que permitiu gerar uma representação física das condições meteorológicas desse período de tempo.
 

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