"Comecei a trabalhar com 6 anos": agricultor realiza o sonho de uma vida aos 94 anos
-
Rafaela Simões
- 3 jun, 10:00
A história de Severino Nascimento da Silva poderia ser a história de muitos portugueses da sua idade. Felizmente, com o incentivo certo e a motivação elevada, fez o que poucos conseguem aos 94 anos.
Idosos que já passaram pelo programa Alfabetiza Piauí
A história do pianista e maestro João Carlos Martins
Em todo o mundo, existem pessoas que desafiam as dificuldades da vida para concretizar sonhos que pareciam impossíveis. Algumas destas conquistas acontecem na juventude, outras surgem mais tarde. Mas todas têm algo em comum: a prova de que a esperança pode resistir ao tempo.
É precisamente isso que demonstra a história de Severino Nascimento da Silva, um brasileiro de 94 anos que acaba de realizar um sonho que o acompanhou durante toda a vida: aprender a ler e a escrever.
A sua trajetória começou de forma particularmente difícil. Órfão desde muito cedo, Severino nunca chegou a conhecer os pais. Ainda criança, foi obrigado a trabalhar para garantir a própria sobrevivência, deixando a escola de lado para se dedicar a várias atividades, especialmente à agricultura e criação de animais.
Apesar das dificuldades, nunca abandonou o desejo de estudar. Ao longo da vida, várias pessoas tentaram matriculá-lo na escola, mas as circunstâncias acabavam sempre por impedir a continuidade dos estudos. O tempo passou, Severino cresceu, constituiu família e teve sete filhos, mas a escolaridade continuou a ser uma das suas maiores tristezas.
“Comecei a trabalhar com 6 anos e, desde então, venho lutando nesta vida. Eu queria ir à escola, mas sempre que alguém me matriculava, não me davam oportunidade de estudar”, recordou, citado pelo UOL Notícias.
Mas essa oportunidade chegaria décadas depois. Depois de ficar viúvo em 2014 – da mulher com quem teve 17 filhos, sete dos quais vivos aos dias de hoje –, mudou-se da zona rural para a cidade, onde vive com os filhos. E foi ai que surgiu a oportunidade de estudar.
À boleia do programa Alfabetiza Piauí, uma iniciativa de educação para a alfabetização de jovens, adultos e idosos desenvolvida no estado brasileiro do Piauí, Severino Nascimento da Silva iniciou um regime de seis meses com uma carga horária de 12 horas semanais para aprender a ler e escrever.
Aos 94 anos conseguiu então o que poucos alcançam na sua idade: receber um diploma ao lado de cerca de mil estudantes agora alfabetizados.
Para Severino, a experiência foi profundamente emocionante.
“Voltar à escola deixou-me muito satisfeito. Nunca imaginei viver uma formatura nesta idade. Sinto uma enorme vontade de continuar a estudar”, afirmou.
Aos 94 anos, continua a acreditar no valor do conhecimento e não esconde o entusiasmo por continuar o seu percurso académico.
“Sempre fui muito apaixonado por aprender. Nesta idade em que estou agora, continuo a acreditar que a educação está acima de tudo”, declarou.
RELACIONADOS
Começas numa aldeia portuguesa pitoresca e acabas a mergulhar em 7 lagoas de água cor de esmeralda
-
Inês Teixeira
- 2 jun, 18:34
