Old Hollywod
Gourmet

Um pouco de nostalgia s.f.f.

De Hollywood chega-nos uma nova tendência, que curiosamente de novo tem pouco.

De Hollywood chegam-nos muitas coisas: cinema, séries, celebridades, imagens de um estilo de vida nas praias de Santa Mónica…e agora o regresso dos martinis e das clássicas “wedge salads” com alface, muitos molhos e bacon, que só se encontram nos restaurantes de antigamente. E sim, é a nova tendência e está a substituir a procura pelos sumos detox e as bowls veganas.

Cruzei-me com um artigo em particular que conta como o Musso & Frank, um clássico restaurante que abriu na Hollywood Boulevard em 1919, se tornou o destino diário de um jovem relações-públicas de uma marca local de Yoga. Em vez de procurar lugares até aqui na moda como o Nobu Malibu, prefere este lugar discreto onde os empregos ainda usam casacos vermelhos com lapelas pretas. “É um Hollywood quintessencial e evoca aquela sensação nostálgica e fresca de como os negócios e o prazer eram feitos na era das relações pessoais. É uma reminiscência daquela era dos Mad Men, de fechar negócios com manhattans e martinis na mesa” lê-se no artigo do Air Mail News.

Chamemos-lhe lugares com história(s) e carácter. A nova “big thing” em Los Angeles tem a graça de novo não ter nada, muito pelo contrário. E para além do ambiente nostálgico, traz consigo uma gastronomia sem ingredientes com nomes pomposos ou técnicas exigentes. Essa old Hollywwod, (que a mim me leva logo para o Chateau Marmont ou para o filme Somewhere de Sofia Coppola) situada entre o sonho e a decadência, é já procurada por influenecers e It girls que já não fazem publicações nas redes sociais com a suas tigelas macrobióticas, mas antes com cocktails de camarão na mão, nas cabines onde já se sentaram Charlie Chaplin, Rudolph Valentino ou Steve McQueen.

E se há outros nomes neste menu de nostalgia de LA como o Dan Tana’s, a tendência faz com estejam a surgir na cidade novos espaços com uma estética de outros tempos como o Horses na Sunset Boulevard, cheio de clichés e cheio de clientes. Clientes que hoje fogem ao que é cool durante momentos nas redes sociais e optam pelo que é cool pela intemporalidade. Nos anos em que vivemos e em que somos todos digitais, procuram espaços íntimos, acolhedores e despretensiosos.

E se Los Angles só agora parece ter idade suficiente para reclamar essa nostalgia, que dizer de cidades como Lisboa ou Porto? Agora que penso e escrevo este artigo, faz uma semana que fui pela primeira vez ao Snob, o famoso restaurante-bar na rua O Século, em Lisboa. Sendo vegetariana não escolhi o afamado bife com molho à Snob, mas uma simples omelete com cebola acompanhada de batatas fritas. Tudo ali, do ambiente às conversas, me faz lembrar esta nostalgia que, pelos vistos, não vive só em Los Angeles. Os clientes são tratados pelo nome, o menu é simples e as mesas (à exceção da minha) estão cheias de jovens. E sim, “maybe timeless is trendy” …

Coolhunting

Esquece os básicos. Até Madonna tem uma C.R.T.D. no armário

A marca portuguesa lançou uma nova coleção que já apaixonou Kelly Bailey e Kevin Dias. E a nós, claro.

Gourmet