Laranja | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Quando descascas laranjas podes estar a cometer um erro comum

Há uma curiosidade sobre a laranja que podes ainda não conhecer e, por causa disso, podes estar a desperdiçar parte dos nutrientes. É hora de mudar isso.

Muitas vezes consumimos fruta de forma quase automática, sem questionar muito para além do sabor ou da cor. Mas, se olharmos com atenção, há curiosidades escondidas em cada variedade. Por exemplo, o figo, que se deve comer com casca, ou a manga, que idealmente se come com colher, provam que o universo dos frutos está cheio de detalhes em que raramente reparamos.

E agora que entramos no outono, chega também a protagonista da estação: a laranja. É presença obrigatória em mesas portuguesas, resta saber se que estamos a comer tudo o que a laranja tem para nos oferecer?

Há uma parte quase sempre ignorada, o albedo, aquela pele branca que envolve os gomos. Muitos retiram-na com cuidado, convencidos de que não passa de um estorvo amargo, mas a verdade é que o albedo esconde uma riqueza nutricional notável.

Primeiramente, é uma fonte de fibras, ajuda no trânsito intestinal e prolonga a sensação de saciedade, tornando-se um aliado discreto para quem procura manter uma alimentação equilibrada; e, em segundo lugar, é rico em vitamina C e antioxidantes, tanto quanto a polpa.

Para além de tudo isto, consumir a pele branca, ou albedo, é também uma forma de evitar o desperdício, uma vez que deste modo passamos a consumir a laranja de forma mais integral.

É verdade que o albedo pode ter um sabor amargo, mas passará despercebido quando juntamos a laranja em saladas de fruta, sumos ou até bolos. Já ao natural, depois de duas ou três fatias, o paladar acaba por se habituar, ou, então, podes sempre também polvilhar com canela para um toque mais doce.

Gourmet

O restaurante em Lisboa que deixou Helena Coelho "triste"

Existem restaurantes que nos deixam tristes de tão bons que são. É o caso que se segue, do restaurante recomendado por Helena Coelho.

Gourmet